Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23325
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Vida Estudantil na Universidade na Perspectiva de Pais e Professores: O que os Ingressantes Precisam saber para fazer um Curso de Graduação
Autor(es): Silva, Dayse Kássia Alves
Primeiro orientador: Miranda, Gilberto José
Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar quais as informações mais relevantes que os ingressantes devem saber ao entrarem na universidade, na visão de pais e professores, para a execução de um curso com um bom desempenho acadêmico e evitar, posteriormente, uma evasão universitária. É um estudo descritivo, predominantemente qualitativo, tendo por base de estudo as características relacionadas à instituição; orientação escolar; programas de assistência e apoio; programas de ensino, pesquisa e extensão; atividades integradoras e sistema de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, os quais foram aplicados a pais e docentes de estudos de estudantes do curso de Ciências Contábeis. Os principais resultados encontrados na pesquisa levam a observação de que, observadas as variáveis individualmente, os docentes atribuem maior peso que os pais às características escolares que os pais. No entanto, quando se observa o conjunto das características investigadas pais e docentes tendem a valorizar mais, em cada categoria investigada: a) características da instituição: coordenação, regras da instituição e estrutura administrativa; b) orientação escolar: disciplinas e critérios de aprovação; c) programas de assistência e apoio: bolsas de apoio estudantil; d) programas de ensino, pesquisa e extensão: estágio, empresa júnior, ações de extensão e demais programas de apoio; e) atividades integradoras: programas e projetos de arte e cultura; f) sistemas de ensino: instituições que oferecem cursos de bacharelados, especialização e doutorado.
Palavras-chave: Desempenho acadêmico
Discentes
Docentes
Pais
Evasão escolar
Instituição de ensino superior
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Dayse Kássia Alves. Vida Estudantil na Universidade na Perspectiva de Pais e Professores: O que os Ingressantes Precisam saber para fazer um Curso de Graduação. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23325
Data de defesa: 30-Out-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VidaEstudantilUniversidade.pdfTCC16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.