Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23325
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Vida Estudantil na Universidade na Perspectiva de Pais e Professores: O que os Ingressantes Precisam saber para fazer um Curso de Graduação
Autor: Silva, Dayse Kássia Alves
Primer orientador: Miranda, Gilberto José
Resumen: O presente artigo tem como objetivo identificar quais as informações mais relevantes que os ingressantes devem saber ao entrarem na universidade, na visão de pais e professores, para a execução de um curso com um bom desempenho acadêmico e evitar, posteriormente, uma evasão universitária. É um estudo descritivo, predominantemente qualitativo, tendo por base de estudo as características relacionadas à instituição; orientação escolar; programas de assistência e apoio; programas de ensino, pesquisa e extensão; atividades integradoras e sistema de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, os quais foram aplicados a pais e docentes de estudos de estudantes do curso de Ciências Contábeis. Os principais resultados encontrados na pesquisa levam a observação de que, observadas as variáveis individualmente, os docentes atribuem maior peso que os pais às características escolares que os pais. No entanto, quando se observa o conjunto das características investigadas pais e docentes tendem a valorizar mais, em cada categoria investigada: a) características da instituição: coordenação, regras da instituição e estrutura administrativa; b) orientação escolar: disciplinas e critérios de aprovação; c) programas de assistência e apoio: bolsas de apoio estudantil; d) programas de ensino, pesquisa e extensão: estágio, empresa júnior, ações de extensão e demais programas de apoio; e) atividades integradoras: programas e projetos de arte e cultura; f) sistemas de ensino: instituições que oferecem cursos de bacharelados, especialização e doutorado.
Palabras clave: Desempenho acadêmico
Discentes
Docentes
Pais
Evasão escolar
Instituição de ensino superior
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Dayse Kássia Alves. Vida Estudantil na Universidade na Perspectiva de Pais e Professores: O que os Ingressantes Precisam saber para fazer um Curso de Graduação. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23325
Fecha de defensa: 30-oct-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
VidaEstudantilUniversidade.pdfTCC16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.