Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23325
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Dayse Kássia Alves | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-14T18:46:15Z | - |
dc.date.available | 2018-12-14T18:46:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dayse Kássia Alves. Vida Estudantil na Universidade na Perspectiva de Pais e Professores: O que os Ingressantes Precisam saber para fazer um Curso de Graduação. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23325 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Discentes | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Pais | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Instituição de ensino superior | pt_BR |
dc.title | Vida Estudantil na Universidade na Perspectiva de Pais e Professores: O que os Ingressantes Precisam saber para fazer um Curso de Graduação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Gilberto José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511438Y9 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8645183T7 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo identificar quais as informações mais relevantes que os ingressantes devem saber ao entrarem na universidade, na visão de pais e professores, para a execução de um curso com um bom desempenho acadêmico e evitar, posteriormente, uma evasão universitária. É um estudo descritivo, predominantemente qualitativo, tendo por base de estudo as características relacionadas à instituição; orientação escolar; programas de assistência e apoio; programas de ensino, pesquisa e extensão; atividades integradoras e sistema de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, os quais foram aplicados a pais e docentes de estudos de estudantes do curso de Ciências Contábeis. Os principais resultados encontrados na pesquisa levam a observação de que, observadas as variáveis individualmente, os docentes atribuem maior peso que os pais às características escolares que os pais. No entanto, quando se observa o conjunto das características investigadas pais e docentes tendem a valorizar mais, em cada categoria investigada: a) características da instituição: coordenação, regras da instituição e estrutura administrativa; b) orientação escolar: disciplinas e critérios de aprovação; c) programas de assistência e apoio: bolsas de apoio estudantil; d) programas de ensino, pesquisa e extensão: estágio, empresa júnior, ações de extensão e demais programas de apoio; e) atividades integradoras: programas e projetos de arte e cultura; f) sistemas de ensino: instituições que oferecem cursos de bacharelados, especialização e doutorado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 15 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VidaEstudantilUniversidade.pdf | TCC | 16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.