Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Dayse Kássia Alves-
dc.date.accessioned2018-12-14T18:46:15Z-
dc.date.available2018-12-14T18:46:15Z-
dc.date.issued2018-10-30-
dc.identifier.citationSILVA, Dayse Kássia Alves. Vida Estudantil na Universidade na Perspectiva de Pais e Professores: O que os Ingressantes Precisam saber para fazer um Curso de Graduação. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23325-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPaispt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectInstituição de ensino superiorpt_BR
dc.titleVida Estudantil na Universidade na Perspectiva de Pais e Professores: O que os Ingressantes Precisam saber para fazer um Curso de Graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Gilberto José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511438Y9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8645183T7pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo identificar quais as informações mais relevantes que os ingressantes devem saber ao entrarem na universidade, na visão de pais e professores, para a execução de um curso com um bom desempenho acadêmico e evitar, posteriormente, uma evasão universitária. É um estudo descritivo, predominantemente qualitativo, tendo por base de estudo as características relacionadas à instituição; orientação escolar; programas de assistência e apoio; programas de ensino, pesquisa e extensão; atividades integradoras e sistema de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, os quais foram aplicados a pais e docentes de estudos de estudantes do curso de Ciências Contábeis. Os principais resultados encontrados na pesquisa levam a observação de que, observadas as variáveis individualmente, os docentes atribuem maior peso que os pais às características escolares que os pais. No entanto, quando se observa o conjunto das características investigadas pais e docentes tendem a valorizar mais, em cada categoria investigada: a) características da instituição: coordenação, regras da instituição e estrutura administrativa; b) orientação escolar: disciplinas e critérios de aprovação; c) programas de assistência e apoio: bolsas de apoio estudantil; d) programas de ensino, pesquisa e extensão: estágio, empresa júnior, ações de extensão e demais programas de apoio; e) atividades integradoras: programas e projetos de arte e cultura; f) sistemas de ensino: instituições que oferecem cursos de bacharelados, especialização e doutorado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration15pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VidaEstudantilUniversidade.pdfTCC16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.