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Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estratégias de promoção da saúde no território escolar: diálogos entre o Brasil e Portugal
Título(s) alternativo(s): Strategies for promoting health in the school territory: dialogues between Brazil and Portugal
Autor(es): Magalhães, Maria Araci
Primeiro orientador: Lima, Samuel do Carmo
Primeiro coorientador: Nossa, Paulo Nuno Maia de Sousa
Primeiro membro da banca: Guimarães, Raul Borges
Segundo membro da banca: Ramires, Júlio César de Lima
Terceiro membro da banca: Mendes, Paulo Cezar
Resumo: A medicina curativa conjugada ao intenso processo de transformação e reconstrução do espaço geográfico bem como das condições econômicas, sociais e culturais das populações propiciadas pelo advento da industrialização e globalização forçaram o crescimento populacional e o crescimento desmedido das cidades. Essas mudanças conjunturais permitiram a elevação progressiva na expectativa de vida, o aumento da população idosa e das doenças crônicas degenerativas e elevou os custos destinados aos setores de saúde. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar a relevância da promoção da saúde no território escolar e as políticas de promoção da saúde na escola, adotadas em Portugal e no Brasil, que visam à melhoria da qualidade de vida por meio do conhecimento e da ação. Para tanto, utilizou-se de intensa pesquisa bibliográfica que subsidia a proposição do sistema de gerenciamento integrado da saúde no território escolar através da pesquisa participante como instrumento de promoção da saúde das populações no ambiente escolar.
Abstract: The curative medicine associated with the intense process of reconstruction and transformations of geographic space as well as the economic, social and cultural conditions which affect populations, afforded by the advent of industrialization and globalization have forced the population growth and excessive swelling of the cities. These changing circumstances have enabled the gradual increase in life expectancy, the aging population and chronic degenerative diseases to raise costs for the sectors of health. In this context, the objective of this study is to analyze the relevance of health promotion programs near the school populations, as well as school health promotion training adopted in Portugal and Brazil aimed at improving quality of life through knowledge and action. For this purpose, was produced an intensive literature review that supports the proposition of the integrated management system within the health education using participatory research as a tool for promotion of population health in the school environment.
Palavras-chave: Geografia da Saúde
População
Empoderamento
Geography of Health
Population
Empowerment
Geografia
Geografia da saúde
Promoção da saúde - Brasil
Promoção da saúde - Portugal
Saúde escolar - Brasil
Saúde escolar - Portugal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: MAGALHÃES, Maria Araci. Estratégias de promoção da saúde no território escolar [recurso eletrônico] : diálogos entre o Brasil e Portugal. 2012. 291 fl. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Geografia. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.326
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.326
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23317
Data de defesa: 2012
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