Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23305
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O ensino de história e a representação dos povos indígenas na coleção:"Saber e Fazer História"
Autor(es): Silva, Kelen Cristina Borges da
Primeiro orientador: Barros, Carla Miucci Ferraresi de
Primeiro membro da banca: Silva, Paulo Sérgio da
Segundo membro da banca: Campo, Mônica Brincalepe
Resumo: O seguinte trabalho visou analisar como os povos indígenas são representados na Coleção didática de História Saber e Fazer História, de Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, do 6° ao 9° ano, aprovada no Programa Nacional do Livro didático (PNLD) em 2014. Através do uso de imagens e textos didáticos, assim como das fontes utilizadas e das atividades propostas. A ideia é fazer uma leitura crítica da Coleção no que diz ao cumprimento ou não da lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas da Educação Básica de todo o Brasil.
Palavras-chave: Povos indígenas
Livros didáticos
Representação
Lei 11.645/2008
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA,Kelen Cristina Borges da. O ensino de história e a representação dos povos indígenas na coleção: "Saber e Fazer História". 2018. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23305
Data de defesa: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HistóriaPovosIndigenas.pdf12.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.