Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23305
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O ensino de história e a representação dos povos indígenas na coleção:"Saber e Fazer História" |
Autor(es): | Silva, Kelen Cristina Borges da |
Primeiro orientador: | Barros, Carla Miucci Ferraresi de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Paulo Sérgio da |
Segundo membro da banca: | Campo, Mônica Brincalepe |
Resumo: | O seguinte trabalho visou analisar como os povos indígenas são representados na Coleção didática de História Saber e Fazer História, de Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, do 6° ao 9° ano, aprovada no Programa Nacional do Livro didático (PNLD) em 2014. Através do uso de imagens e textos didáticos, assim como das fontes utilizadas e das atividades propostas. A ideia é fazer uma leitura crítica da Coleção no que diz ao cumprimento ou não da lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas da Educação Básica de todo o Brasil. |
Palavras-chave: | Povos indígenas Livros didáticos Representação Lei 11.645/2008 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA,Kelen Cristina Borges da. O ensino de história e a representação dos povos indígenas na coleção: "Saber e Fazer História". 2018. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23305 |
Data de defesa: | 12-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HistóriaPovosIndigenas.pdf | 12.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.