Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23285
Tipo de documento: Memorial
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Memorial: que nada me isente; que tudo me implique
Autor: Silva, Luiz Carlos Avelino da
Resumen: Esse memorial trata-se de uma narrativa do percurso do autor como educando e educador. Pretendeu-se na sua feitura que ele se constituísse em uma defesa intransigente da educação, e que, por se tratar o autor de um professor universitário, passa também pela defesa intransigente da ciência e conhecimento e da instituição universitária como uma possibilidade de estabelecimento de relações sociais e um mundo livre das aporias que o ódio e as respostas prontas tem disseminado e implantado em pessoas cada vez mais incapazes de reconhecer a própria humanidade. Teve por objetivo, além de atender a um requisito para a promoção a classe de professor titular da Universidade Federal de Uberlândia, fazer uma reflexão sobre nossa história dentro da escola, entendida aqui como instituição onde se promove o ensino formal, desde a aprendizagem das cores, a defesa do doutorado, destacando o papel transformador da educação e como ela opera na construção do sujeito e cidadão. Para que algumas coisas fizessem sentido, abordou-se também a aprendizagem em locais onde se trabalhou trabalho e no serviço militar. Alguns aspectos pessoais foram relatados e mesmo quando se fez com certa morosidade o percurso escolar que precedeu a vida acadêmica, esse teve como mira o pensar o próprio processo de educação e a partir dele compreender ou encontrar pistas do que constituiu o professor em que se tornou. Em uma linha quase cronológica, antecipando alguns aspectos e retomando outros esquecidos traça-se um perfil histórico a partir da própria experiência no qual se rememora e se busca a redenção de pessoas reais a quem privou-se da oportunidade de se narrar e incluir suas versões na história. Assim, promove-se agradecimentos, pedidos de desculpas, relata-se injustiças – cometidas por outros e por nós mesmos – dialoga-se com o tempo em que se viveu, apontado as diferentes visões que foram sendo construídas no desenrolar da história. A segunda parte, demarcada pela narrativa e não por uma marca formal, conta a vida acadêmica, abordando aspectos tais como o professor que se foi, o que se fez e como se fez, comentando a própria produção e atuação na Universidade Federal de Uberlândia, entendida como morada, um lugar onde se vive: como professor, pesquisador e cidadão. Na última parte apresenta-se formalmente por meio de quadros e listas as atividades que se realizou. A conclusão recusa a meritocracia e exalta a oportunidade que se teve de estudar, reivindicando a educação para todos.
Palabras clave: Memorial
Educando
Educador
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Luiz Carlos Avelino da. Memorial: que nada me isente; que tudo me implique. Memorial apresentado ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23285
Fecha de defensa: 2018
Aparece en las colecciones:MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Psicologia (IPUFU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemorialNadaIsente.pdfMemorial Descritivo65.09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.