Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23285Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Luiz Carlos Avelino da | - |
| dc.date.accessioned | 2018-12-12T11:11:36Z | - |
| dc.date.available | 2018-12-12T11:11:36Z | - |
| dc.date.issued | 2018 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Luiz Carlos Avelino da. Memorial: que nada me isente; que tudo me implique. Memorial apresentado ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23285 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Memorial | pt_BR |
| dc.subject | Educando | pt_BR |
| dc.subject | Educador | pt_BR |
| dc.title | Memorial: que nada me isente; que tudo me implique | pt_BR |
| dc.type | Memorial | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706955A3 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esse memorial trata-se de uma narrativa do percurso do autor como educando e educador. Pretendeu-se na sua feitura que ele se constituísse em uma defesa intransigente da educação, e que, por se tratar o autor de um professor universitário, passa também pela defesa intransigente da ciência e conhecimento e da instituição universitária como uma possibilidade de estabelecimento de relações sociais e um mundo livre das aporias que o ódio e as respostas prontas tem disseminado e implantado em pessoas cada vez mais incapazes de reconhecer a própria humanidade. Teve por objetivo, além de atender a um requisito para a promoção a classe de professor titular da Universidade Federal de Uberlândia, fazer uma reflexão sobre nossa história dentro da escola, entendida aqui como instituição onde se promove o ensino formal, desde a aprendizagem das cores, a defesa do doutorado, destacando o papel transformador da educação e como ela opera na construção do sujeito e cidadão. Para que algumas coisas fizessem sentido, abordou-se também a aprendizagem em locais onde se trabalhou trabalho e no serviço militar. Alguns aspectos pessoais foram relatados e mesmo quando se fez com certa morosidade o percurso escolar que precedeu a vida acadêmica, esse teve como mira o pensar o próprio processo de educação e a partir dele compreender ou encontrar pistas do que constituiu o professor em que se tornou. Em uma linha quase cronológica, antecipando alguns aspectos e retomando outros esquecidos traça-se um perfil histórico a partir da própria experiência no qual se rememora e se busca a redenção de pessoas reais a quem privou-se da oportunidade de se narrar e incluir suas versões na história. Assim, promove-se agradecimentos, pedidos de desculpas, relata-se injustiças – cometidas por outros e por nós mesmos – dialoga-se com o tempo em que se viveu, apontado as diferentes visões que foram sendo construídas no desenrolar da história. A segunda parte, demarcada pela narrativa e não por uma marca formal, conta a vida acadêmica, abordando aspectos tais como o professor que se foi, o que se fez e como se fez, comentando a própria produção e atuação na Universidade Federal de Uberlândia, entendida como morada, um lugar onde se vive: como professor, pesquisador e cidadão. Na última parte apresenta-se formalmente por meio de quadros e listas as atividades que se realizou. A conclusão recusa a meritocracia e exalta a oportunidade que se teve de estudar, reivindicando a educação para todos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 233 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Psicologia (IPUFU) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MemorialNadaIsente.pdf | Memorial Descritivo | 65.09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
