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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23285
Document type: | Memorial |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Memorial: que nada me isente; que tudo me implique |
Author: | Silva, Luiz Carlos Avelino da |
Summary: | Esse memorial trata-se de uma narrativa do percurso do autor como educando e educador. Pretendeu-se na sua feitura que ele se constituísse em uma defesa intransigente da educação, e que, por se tratar o autor de um professor universitário, passa também pela defesa intransigente da ciência e conhecimento e da instituição universitária como uma possibilidade de estabelecimento de relações sociais e um mundo livre das aporias que o ódio e as respostas prontas tem disseminado e implantado em pessoas cada vez mais incapazes de reconhecer a própria humanidade. Teve por objetivo, além de atender a um requisito para a promoção a classe de professor titular da Universidade Federal de Uberlândia, fazer uma reflexão sobre nossa história dentro da escola, entendida aqui como instituição onde se promove o ensino formal, desde a aprendizagem das cores, a defesa do doutorado, destacando o papel transformador da educação e como ela opera na construção do sujeito e cidadão. Para que algumas coisas fizessem sentido, abordou-se também a aprendizagem em locais onde se trabalhou trabalho e no serviço militar. Alguns aspectos pessoais foram relatados e mesmo quando se fez com certa morosidade o percurso escolar que precedeu a vida acadêmica, esse teve como mira o pensar o próprio processo de educação e a partir dele compreender ou encontrar pistas do que constituiu o professor em que se tornou. Em uma linha quase cronológica, antecipando alguns aspectos e retomando outros esquecidos traça-se um perfil histórico a partir da própria experiência no qual se rememora e se busca a redenção de pessoas reais a quem privou-se da oportunidade de se narrar e incluir suas versões na história. Assim, promove-se agradecimentos, pedidos de desculpas, relata-se injustiças – cometidas por outros e por nós mesmos – dialoga-se com o tempo em que se viveu, apontado as diferentes visões que foram sendo construídas no desenrolar da história. A segunda parte, demarcada pela narrativa e não por uma marca formal, conta a vida acadêmica, abordando aspectos tais como o professor que se foi, o que se fez e como se fez, comentando a própria produção e atuação na Universidade Federal de Uberlândia, entendida como morada, um lugar onde se vive: como professor, pesquisador e cidadão. Na última parte apresenta-se formalmente por meio de quadros e listas as atividades que se realizou. A conclusão recusa a meritocracia e exalta a oportunidade que se teve de estudar, reivindicando a educação para todos. |
Keywords: | Memorial Educando Educador |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Luiz Carlos Avelino da. Memorial: que nada me isente; que tudo me implique. Memorial apresentado ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23285 |
Date of defense: | 2018 |
Appears in Collections: | MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Psicologia (IPUFU) |
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MemorialNadaIsente.pdf | Memorial Descritivo | 65.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
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