Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23146
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Narrativas de mim, dos gêneros e da ciência na docência da educação infantil
Título (s) alternativo (s): Narratives of me, gender and science in the teaching of children education
Autor: Sousa, Amaury Lucatti
Primer orientador: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Primer miembro de la banca: Santos, Welson Barbosa
Segundo miembro de la banca: Camargo, Fabio Figueiredo
Resumen: O presente trabalho tem a intenção de analisar e compreender o estranhamento observado em relação à figura do gênero masculino no magistério da educação infantil e seus desdobramentos. Baseando-se em referências bibliográficas revisitadas, bem como na autobiografia e na autoetnografia contidas nas narrativas daquilo que foi vivido pelo autor, busca-se refletir sobre o universo entrecruzado e particular pensado para os gêneros, suas concepções, prescrições e embates no campo da educação e, consequentemente, em outras esferas sociais. A forma como é consolidada a noção do que é adequado para cada um dos gêneros, e seus desdobramentos, é pensada sob o ponto de vista de autores pós-estruturalistas em paralelo com a noção materialista e naturalizante sobre os sexos, consolidada a partir da ciência biológica, sendo o discurso o instrumento utilizado para afirmar as diferenças e reforçá-las de forma constante ao longo do tempo. Os questionamentos trazidos para esta dissertação originam-se, assim nas causas e consequências de tal estranhamento, como forma de revelar como e por que ele ocorre.
Abstract: The present work intends to analyze and understand the strangeness observed in relation to male gender figure in children’s education and it’s unfolding. Based on revisited bibliographical references, as well as on the autobiography and autoethnography contained in the narratives of experiences lived by the author, it aims to reflect on the intertwined universe and particular thought about genders and their conceptions, prescriptions and conflicts in the field of education and, consequently, in other social spheres. The way in which the notion of what is appropriate for each of the genders and their unfolding is consolidated, is thought from the point of view of poststructuralist authors in parallel with the materialistic and naturalizing notion about the sexes, consolidated from biological science, and the discourse is the instrument used to affirm the differences and reinforce them constantly over time. The questions brought to this dissertation stem, as well as the causes and consequences of such strangeness, as a way of revealing how and why it occurs.
Palabras clave: Gêneros
Genders
Magistério da educação infantil
Ciência
Escrita de si
Teaching in children's education
Science
Writing about yourself
Educação
Professores
Identidade de gênero
Educação infantil
Escrita
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SOUSA, Amaury Lucatti. Narrativas de mim, dos gêneros e da ciência na docência da educação infantil - Uberlândia. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1355.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1355
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23146
Fecha de defensa: 27-ago-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NarrativasMimGeneros.pdfDissertação de mestrado em educação Amaury Lucatti Sousa3.92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.