Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Amaury Lucatti-
dc.date.accessioned2018-12-03T21:49:12Z-
dc.date.available2018-12-03T21:49:12Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Amaury Lucatti. Narrativas de mim, dos gêneros e da ciência na docência da educação infantil - Uberlândia. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1355.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23146-
dc.description.abstractThe present work intends to analyze and understand the strangeness observed in relation to male gender figure in children’s education and it’s unfolding. Based on revisited bibliographical references, as well as on the autobiography and autoethnography contained in the narratives of experiences lived by the author, it aims to reflect on the intertwined universe and particular thought about genders and their conceptions, prescriptions and conflicts in the field of education and, consequently, in other social spheres. The way in which the notion of what is appropriate for each of the genders and their unfolding is consolidated, is thought from the point of view of poststructuralist authors in parallel with the materialistic and naturalizing notion about the sexes, consolidated from biological science, and the discourse is the instrument used to affirm the differences and reinforce them constantly over time. The questions brought to this dissertation stem, as well as the causes and consequences of such strangeness, as a way of revealing how and why it occurs.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subjectGenderspt_BR
dc.subjectMagistério da educação infantilpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectTeaching in children's educationpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectWriting about yourselfpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleNarrativas de mim, dos gêneros e da ciência na docência da educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeNarratives of me, gender and science in the teaching of children educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3140638814052182pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Welson Barbosa-
dc.contributor.referee2Camargo, Fabio Figueiredo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9099972451316641pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem a intenção de analisar e compreender o estranhamento observado em relação à figura do gênero masculino no magistério da educação infantil e seus desdobramentos. Baseando-se em referências bibliográficas revisitadas, bem como na autobiografia e na autoetnografia contidas nas narrativas daquilo que foi vivido pelo autor, busca-se refletir sobre o universo entrecruzado e particular pensado para os gêneros, suas concepções, prescrições e embates no campo da educação e, consequentemente, em outras esferas sociais. A forma como é consolidada a noção do que é adequado para cada um dos gêneros, e seus desdobramentos, é pensada sob o ponto de vista de autores pós-estruturalistas em paralelo com a noção materialista e naturalizante sobre os sexos, consolidada a partir da ciência biológica, sendo o discurso o instrumento utilizado para afirmar as diferenças e reforçá-las de forma constante ao longo do tempo. Os questionamentos trazidos para esta dissertação originam-se, assim nas causas e consequências de tal estranhamento, como forma de revelar como e por que ele ocorre.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration101pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1355pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NarrativasMimGeneros.pdfDissertação de mestrado em educação Amaury Lucatti Sousa3.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.