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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23146
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Sousa, Amaury Lucatti | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T21:49:12Z | - |
dc.date.available | 2018-12-03T21:49:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-27 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Amaury Lucatti. Narrativas de mim, dos gêneros e da ciência na docência da educação infantil - Uberlândia. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1355. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23146 | - |
dc.description.abstract | The present work intends to analyze and understand the strangeness observed in relation to male gender figure in children’s education and it’s unfolding. Based on revisited bibliographical references, as well as on the autobiography and autoethnography contained in the narratives of experiences lived by the author, it aims to reflect on the intertwined universe and particular thought about genders and their conceptions, prescriptions and conflicts in the field of education and, consequently, in other social spheres. The way in which the notion of what is appropriate for each of the genders and their unfolding is consolidated, is thought from the point of view of poststructuralist authors in parallel with the materialistic and naturalizing notion about the sexes, consolidated from biological science, and the discourse is the instrument used to affirm the differences and reinforce them constantly over time. The questions brought to this dissertation stem, as well as the causes and consequences of such strangeness, as a way of revealing how and why it occurs. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gêneros | pt_BR |
dc.subject | Genders | pt_BR |
dc.subject | Magistério da educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Escrita de si | pt_BR |
dc.subject | Teaching in children's education | pt_BR |
dc.subject | Science | pt_BR |
dc.subject | Writing about yourself | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Narrativas de mim, dos gêneros e da ciência na docência da educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Narratives of me, gender and science in the teaching of children education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3140638814052182 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Welson Barbosa | - |
dc.contributor.referee2 | Camargo, Fabio Figueiredo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9099972451316641 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem a intenção de analisar e compreender o estranhamento observado em relação à figura do gênero masculino no magistério da educação infantil e seus desdobramentos. Baseando-se em referências bibliográficas revisitadas, bem como na autobiografia e na autoetnografia contidas nas narrativas daquilo que foi vivido pelo autor, busca-se refletir sobre o universo entrecruzado e particular pensado para os gêneros, suas concepções, prescrições e embates no campo da educação e, consequentemente, em outras esferas sociais. A forma como é consolidada a noção do que é adequado para cada um dos gêneros, e seus desdobramentos, é pensada sob o ponto de vista de autores pós-estruturalistas em paralelo com a noção materialista e naturalizante sobre os sexos, consolidada a partir da ciência biológica, sendo o discurso o instrumento utilizado para afirmar as diferenças e reforçá-las de forma constante ao longo do tempo. Os questionamentos trazidos para esta dissertação originam-se, assim nas causas e consequências de tal estranhamento, como forma de revelar como e por que ele ocorre. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 101 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1355 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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NarrativasMimGeneros.pdf | Dissertação de mestrado em educação Amaury Lucatti Sousa | 3.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
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