Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23146
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Narrativas de mim, dos gêneros e da ciência na docência da educação infantil
Alternate title (s): Narratives of me, gender and science in the teaching of children education
Author: Sousa, Amaury Lucatti
First Advisor: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
First member of the Committee: Santos, Welson Barbosa
Second member of the Committee: Camargo, Fabio Figueiredo
Summary: O presente trabalho tem a intenção de analisar e compreender o estranhamento observado em relação à figura do gênero masculino no magistério da educação infantil e seus desdobramentos. Baseando-se em referências bibliográficas revisitadas, bem como na autobiografia e na autoetnografia contidas nas narrativas daquilo que foi vivido pelo autor, busca-se refletir sobre o universo entrecruzado e particular pensado para os gêneros, suas concepções, prescrições e embates no campo da educação e, consequentemente, em outras esferas sociais. A forma como é consolidada a noção do que é adequado para cada um dos gêneros, e seus desdobramentos, é pensada sob o ponto de vista de autores pós-estruturalistas em paralelo com a noção materialista e naturalizante sobre os sexos, consolidada a partir da ciência biológica, sendo o discurso o instrumento utilizado para afirmar as diferenças e reforçá-las de forma constante ao longo do tempo. Os questionamentos trazidos para esta dissertação originam-se, assim nas causas e consequências de tal estranhamento, como forma de revelar como e por que ele ocorre.
Abstract: The present work intends to analyze and understand the strangeness observed in relation to male gender figure in children’s education and it’s unfolding. Based on revisited bibliographical references, as well as on the autobiography and autoethnography contained in the narratives of experiences lived by the author, it aims to reflect on the intertwined universe and particular thought about genders and their conceptions, prescriptions and conflicts in the field of education and, consequently, in other social spheres. The way in which the notion of what is appropriate for each of the genders and their unfolding is consolidated, is thought from the point of view of poststructuralist authors in parallel with the materialistic and naturalizing notion about the sexes, consolidated from biological science, and the discourse is the instrument used to affirm the differences and reinforce them constantly over time. The questions brought to this dissertation stem, as well as the causes and consequences of such strangeness, as a way of revealing how and why it occurs.
Keywords: Gêneros
Genders
Magistério da educação infantil
Ciência
Escrita de si
Teaching in children's education
Science
Writing about yourself
Educação
Professores
Identidade de gênero
Educação infantil
Escrita
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SOUSA, Amaury Lucatti. Narrativas de mim, dos gêneros e da ciência na docência da educação infantil - Uberlândia. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1355.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1355
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23146
Date of defense: 27-Aug-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NarrativasMimGeneros.pdfDissertação de mestrado em educação Amaury Lucatti Sousa3.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.