Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21785
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Responsabilidade civil preventiva das operadoras de plano de saúde por atraso na autorização de procedimentos de Urgência
Autor(es): Marra, Thaisy Prado
Primeiro orientador: Ferreira, Keila Pacheco
Primeiro membro da banca: Henkes, Silviana Lúcia
Segundo membro da banca: Rodrigues, Yuri Gonçalves dos Santos
Resumo: Esse trabalho busca abordar o papel da responsabilidade civil preventiva como consequência jurídica do atraso das operadoras de plano de saúde em autorizar a realização de procedimentos de urgência. Nesse sentido, foi apresentada a evolução da disciplina da responsabilidade civil, que deixa de tratar apenas da indenização do dano, buscando também evita-lo como forma de proteção a pessoa humana. Foram abordadas também as características do contrato de plano de saúde, a fim de conhecer a situação de desequilíbrio intrínseca a essa relação, bem como a natureza existencial desse tipo de contrato. Diante disso, ao analisar a situação dos consumidores ao necessitarem de um atendimento de urgência, verificou-se a possibilidade da ocorrência de danos graves e irreversíveis ou até da caracterização do risco como um dano, frente à importância da saúde e da própria vida do indivíduo nessa situação. Assim sendo, a pesquisa buscou averiguar através do método hipotético-dedutivo se a responsabilidade civil preventiva seria um instrumento hábil a tutelar a situação com vistas à promoção da dignidade da pessoa humana, chegando à conclusão de que a tutela anterior ao dano se mostra como a melhor solução, frente à impossibilidade de se retornar ao estado anterior após a ocorrência de um dano à saúde.
Palavras-chave: Plano de saúde
Procedimento de urgência
Responsabilidade civil preventiva
Dignidade da pessoa humana
Danos Irreparáveis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARRA, Thaisy Prado. Responsabilidade civil preventiva das operadoras de plano de saúde por atraso na autorização de procedimentos de urgência. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21785
Data de defesa: 22-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResponsabilidadeCivilPreventiva.pdf873.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.