Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21656
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Monstros, batalhas e a criança em desafios de determinação: alteridade e experiência no game Undertale
Título(s) alternativo(s): Monsters, battles and the child in challenges of determination: alterity and experience in the game Undertale
Autor(es): Oliveira, Vinícius Abrahão de
Primeiro orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primeiro membro da banca: Agreli, João Henrique Lodi
Segundo membro da banca: Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Resumo: O ato de jogar pode ser envolvente de tal forma que um mundo paralelo parece se erguer enquanto se joga. Nos chamados jogos virtuais essa característica toma proporções que fazem deles um universo pixelado de inúmeras possibilidades. De modos de ser e de estar. O texto, assim, traça trilhas e percorre mapas pelos diferentes olhares que os games recebem buscando vê-los não como fuga do real, mas como experimentações no real. Feito baú de tesouros, alguns games são encontrados pelo caminho. Undertale se destaca, principalmente quando visto com os conceitos de alteridade em Bakhtin e experiência em Larossa.
Abstract: The act of playing can be engaging in such a way that a parallel world seems to rise while playing. In so-called virtual games this feature takes proportions that make them a pixelated universe of innumerable possibilities. Ways of be. The text thus traces paths and traverses maps by the different looks that the games receive in order to see them not as an escape from the real, but as experiments in the real. Like a treasure chest, some games are found during the path. Undertale stands out, especially when viewed with the concepts of alterity in Bakhtin and experience in Larossa.
Palavras-chave: Educação
Jogos eletrônicos
Alteridade
Jogos em educação e matemática
Experiência
Games
Alterity
Undertale
Experience
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA, Vinícius Abrahão de. Monstros, batalhas e a criança em desafios de determinação: alteridade e experiência no game Undertale. 2018. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.550
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.550
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21656
Data de defesa: 10-Abr-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MostrosBatalhasCriança.pdfDissertação3.71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.