Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21656
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Monstros, batalhas e a criança em desafios de determinação: alteridade e experiência no game Undertale
Título (s) alternativo (s): Monsters, battles and the child in challenges of determination: alterity and experience in the game Undertale
Autor: Oliveira, Vinícius Abrahão de
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primer miembro de la banca: Agreli, João Henrique Lodi
Segundo miembro de la banca: Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Resumen: O ato de jogar pode ser envolvente de tal forma que um mundo paralelo parece se erguer enquanto se joga. Nos chamados jogos virtuais essa característica toma proporções que fazem deles um universo pixelado de inúmeras possibilidades. De modos de ser e de estar. O texto, assim, traça trilhas e percorre mapas pelos diferentes olhares que os games recebem buscando vê-los não como fuga do real, mas como experimentações no real. Feito baú de tesouros, alguns games são encontrados pelo caminho. Undertale se destaca, principalmente quando visto com os conceitos de alteridade em Bakhtin e experiência em Larossa.
Abstract: The act of playing can be engaging in such a way that a parallel world seems to rise while playing. In so-called virtual games this feature takes proportions that make them a pixelated universe of innumerable possibilities. Ways of be. The text thus traces paths and traverses maps by the different looks that the games receive in order to see them not as an escape from the real, but as experiments in the real. Like a treasure chest, some games are found during the path. Undertale stands out, especially when viewed with the concepts of alterity in Bakhtin and experience in Larossa.
Palabras clave: Educação
Jogos eletrônicos
Alteridade
Jogos em educação e matemática
Experiência
Games
Alterity
Undertale
Experience
Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: OLIVEIRA, Vinícius Abrahão de. Monstros, batalhas e a criança em desafios de determinação: alteridade e experiência no game Undertale. 2018. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.550
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.550
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21656
Fecha de defensa: 10-abr-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MostrosBatalhasCriança.pdfDissertação3.71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.