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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Formação política dos docentes da rede estadual de Ituiutaba: uma análise das propostas do Sind-UTE/MG
Título(s) alternativo(s): Political formation of teachers of the state network of Ituiutaba: an anlysis of the proposals of Sind-Ute/MG
Autor(es): Gomes, Ana Carolina Paulina de Assis
Primeiro orientador: Valente, Lucia de Fatima
Primeiro membro da banca: Richer, Leonice Matilde
Segundo membro da banca: Rezende, Valéria Moreira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE/MG) na formação política dos professores da rede estadual de ensino de Ituiutaba. Trabalhamos com a pesquisa bibliográfica utilizando principalmente as obras de Freire (1979), Silva (1992), Freire (1997), Oliveira (2006), Veiga (2006), Saviani (2017) e a pesquisa documental utilizamos Atas e Constituição Federal. Partimos do pressuposto que a formação empírica oferecida pelo sindicato não alcança a todos ou pelo menos a maioria, e não há organização no sentido de formação sistematizada. Portanto para aqueles que de certa forma se conscientizaram da importância de sua participação política na vida do pais, da escola, da comunidade, estes buscam ou aprimoram seus conhecimentos nos sindicatos ou outras instâncias. Para a formação da grande maioria entendemos os sindicatos como principais instigadores e formadores. O estudo revelou que não existe projeto de formação do Sind-UTE, porém utilizam dos cursos ofertados pela CNTE, os quais poucos tem acesso, e não suficiente para atender as necessidades e demandas dos profissionais.
Abstract: This paper aims to analyze the role of the Union of Education Workers (Sind-UTE / MG) in the political formation of the teachers of the state education network of Ituiutaba. We work with bibliographical research using the works of Freire (1979, 1997), Saviani (2017), Oliveira (2006), Silva (1992), Veiga (2006) and documentary research we use Atas e Constituição Federal. We start from the assumption that the empirical training provided by the union does not reach all or at least the majority, and there is no organization in the sense of systematized training. Therefore, for those who have somehow become aware of the importance of their political participation in the life of the country, school, community, they seek or improve their knowledge in unions or other instances. For the formation of the great majority we understand the unions as the main instigators and trainers. The study revealed that there is a training project that is effective in the daily monitoring of the union, but its way of raising awareness among those who do not participate is still far from ideal.
Palavras-chave: Sindicato
Syndicate
Formação
Formation
Política
Policy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOMES, Ana Carolina Paulina de Assis. Formação política dos docentes da rede estadual de Ituiutaba: uma análise das propostas do Sind-Ute/MG. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21652
Data de defesa: 22-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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