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dc.creatorGomes, Ana Carolina Paulina de Assis-
dc.date.accessioned2018-06-26T21:29:36Z-
dc.date.available2018-06-26T21:29:36Z-
dc.date.issued2017-12-22-
dc.identifier.citationGOMES, Ana Carolina Paulina de Assis. Formação política dos docentes da rede estadual de Ituiutaba: uma análise das propostas do Sind-Ute/MG. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21652-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the role of the Union of Education Workers (Sind-UTE / MG) in the political formation of the teachers of the state education network of Ituiutaba. We work with bibliographical research using the works of Freire (1979, 1997), Saviani (2017), Oliveira (2006), Silva (1992), Veiga (2006) and documentary research we use Atas e Constituição Federal. We start from the assumption that the empirical training provided by the union does not reach all or at least the majority, and there is no organization in the sense of systematized training. Therefore, for those who have somehow become aware of the importance of their political participation in the life of the country, school, community, they seek or improve their knowledge in unions or other instances. For the formation of the great majority we understand the unions as the main instigators and trainers. The study revealed that there is a training project that is effective in the daily monitoring of the union, but its way of raising awareness among those who do not participate is still far from ideal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSindicatopt_BR
dc.subjectSyndicatept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectPolicypt_BR
dc.titleFormação política dos docentes da rede estadual de Ituiutaba: uma análise das propostas do Sind-UTE/MGpt_BR
dc.title.alternativePolitical formation of teachers of the state network of Ituiutaba: an anlysis of the proposals of Sind-Ute/MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Valente, Lucia de Fatima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438844988464644pt_BR
dc.contributor.referee1Richer, Leonice Matilde-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049041703208746pt_BR
dc.contributor.referee2Rezende, Valéria Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154586418090576pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7486079393186375pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o papel do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE/MG) na formação política dos professores da rede estadual de ensino de Ituiutaba. Trabalhamos com a pesquisa bibliográfica utilizando principalmente as obras de Freire (1979), Silva (1992), Freire (1997), Oliveira (2006), Veiga (2006), Saviani (2017) e a pesquisa documental utilizamos Atas e Constituição Federal. Partimos do pressuposto que a formação empírica oferecida pelo sindicato não alcança a todos ou pelo menos a maioria, e não há organização no sentido de formação sistematizada. Portanto para aqueles que de certa forma se conscientizaram da importância de sua participação política na vida do pais, da escola, da comunidade, estes buscam ou aprimoram seus conhecimentos nos sindicatos ou outras instâncias. Para a formação da grande maioria entendemos os sindicatos como principais instigadores e formadores. O estudo revelou que não existe projeto de formação do Sind-UTE, porém utilizam dos cursos ofertados pela CNTE, os quais poucos tem acesso, e não suficiente para atender as necessidades e demandas dos profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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