Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)
Título(s) alternativo(s): The Popular National and the Dramaturgy of Vianinha in the Popular Center of Culture (CPC) of the National Union of Students (UNE)
Autor(es): Mota, Danilo Henrique Faria
Primeiro orientador: Arantes, Luiz Humberto Martins
Primeiro membro da banca: Silva, Fátima Antunes
Segundo membro da banca: Maciel, Diógenes André Vieira
Resumo: A presente dissertação tem o objetivo de abordar o projeto nacional-popular no Teatro Brasileiro, por meio da análise da dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), escritas no período anterior ao golpe civil-militar de 1964 (A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 e Os Azeredo mais os Benevides – 1964). Trata-se de uma pesquisa que se debruçou sobre as estruturas estéticas, políticas, dramatúrgicas da produção cultural e política do CPC, no sentido de verificar a recepção do teatro de agitação e propaganda (agitprop) e da assimilação dos pressupostos do Teatro Épico de Bertolt Brecht no Brasil.
Abstract: La présente thèse vise à aborder le projet national-populaire dans le théâtre brésilien, à travers l'analyse de la dramaturgie d'Oduvaldo Vianna Filho dans le Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), écrite avant le coup d'État civile-militaire de 1964 ((A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 et Os Azeredo mais os Benevides – 1964).Cette recherche a porté sur les structures esthétiques, politiques et dramaturgiques de la production culturelle et politique du CPC, afin de vérifier la réception du théâtre d'agitation et de propagande (agitprop) et l'assimilation des présupposés du Théâtre épique Bertolt Brecht au Brésil.
Palavras-chave: Vianinha
Teatro político brasileiro
Teatro político
Théâtre politique
Estética marxista
Esthétique marxiste
Épico
Épique
Popular
Populaire
Artes cênicas
Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974
Estética comunista
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: MOTA, Danilo Henrique Faria. O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1301
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503
Data de defesa: 27-Fev-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NacionalPopularDramaturgia.pdf2.55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.