Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) |
Título(s) alternativo(s): | The Popular National and the Dramaturgy of Vianinha in the Popular Center of Culture (CPC) of the National Union of Students (UNE) |
Autor(es): | Mota, Danilo Henrique Faria |
Primeiro orientador: | Arantes, Luiz Humberto Martins |
Primeiro membro da banca: | Silva, Fátima Antunes |
Segundo membro da banca: | Maciel, Diógenes André Vieira |
Resumo: | A presente dissertação tem o objetivo de abordar o projeto nacional-popular no Teatro Brasileiro, por meio da análise da dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), escritas no período anterior ao golpe civil-militar de 1964 (A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 e Os Azeredo mais os Benevides – 1964). Trata-se de uma pesquisa que se debruçou sobre as estruturas estéticas, políticas, dramatúrgicas da produção cultural e política do CPC, no sentido de verificar a recepção do teatro de agitação e propaganda (agitprop) e da assimilação dos pressupostos do Teatro Épico de Bertolt Brecht no Brasil. |
Abstract: | La présente thèse vise à aborder le projet national-populaire dans le théâtre brésilien, à travers l'analyse de la dramaturgie d'Oduvaldo Vianna Filho dans le Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), écrite avant le coup d'État civile-militaire de 1964 ((A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 et Os Azeredo mais os Benevides – 1964).Cette recherche a porté sur les structures esthétiques, politiques et dramaturgiques de la production culturelle et politique du CPC, afin de vérifier la réception du théâtre d'agitation et de propagande (agitprop) et l'assimilation des présupposés du Théâtre épique Bertolt Brecht au Brésil. |
Palavras-chave: | Vianinha Teatro político brasileiro Teatro político Théâtre politique Estética marxista Esthétique marxiste Épico Épique Popular Populaire Artes cênicas Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 Estética comunista |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Referência: | MOTA, Danilo Henrique Faria. O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1301 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503 |
Data de defesa: | 27-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NacionalPopularDramaturgia.pdf | 2.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.