Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMota, Danilo Henrique Faria-
dc.date.accessioned2018-06-12T18:05:57Z-
dc.date.available2018-06-12T18:05:57Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationMOTA, Danilo Henrique Faria. O Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21503-
dc.description.abstractLa présente thèse vise à aborder le projet national-populaire dans le théâtre brésilien, à travers l'analyse de la dramaturgie d'Oduvaldo Vianna Filho dans le Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), écrite avant le coup d'État civile-militaire de 1964 ((A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 et Os Azeredo mais os Benevides – 1964).Cette recherche a porté sur les structures esthétiques, politiques et dramaturgiques de la production culturelle et politique du CPC, afin de vérifier la réception du théâtre d'agitation et de propagande (agitprop) et l'assimilation des présupposés du Théâtre épique Bertolt Brecht au Brésil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVianinhapt_BR
dc.subjectTeatro político brasileiropt_BR
dc.subjectTeatro políticopt_BR
dc.subjectThéâtre politiquept_BR
dc.subjectEstética marxistapt_BR
dc.subjectEsthétique marxistept_BR
dc.subjectÉpicopt_BR
dc.subjectÉpiquept_BR
dc.subjectPopularpt_BR
dc.subjectPopulairept_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectVianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974pt_BR
dc.subjectEstética comunistapt_BR
dc.titleO Nacional-Popular e a Dramaturgia de Vianinha no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE)pt_BR
dc.title.alternativeThe Popular National and the Dramaturgy of Vianinha in the Popular Center of Culture (CPC) of the National Union of Students (UNE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284957324688177pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fátima Antunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0999369082756690pt_BR
dc.contributor.referee2Maciel, Diógenes André Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0181025251506730pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8803009633715201pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem o objetivo de abordar o projeto nacional-popular no Teatro Brasileiro, por meio da análise da dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho no Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), escritas no período anterior ao golpe civil-militar de 1964 (A Mais-Valia Vai Acabar seu Edgar -1960, Quatro Quadras de Terra – 1963 e Os Azeredo mais os Benevides – 1964). Trata-se de uma pesquisa que se debruçou sobre as estruturas estéticas, políticas, dramatúrgicas da produção cultural e política do CPC, no sentido de verificar a recepção do teatro de agitação e propaganda (agitprop) e da assimilação dos pressupostos do Teatro Épico de Bertolt Brecht no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration150pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1301pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NacionalPopularDramaturgia.pdf2.55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.