Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21473
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus: uma proposta didática de leitura e análise crítica para a EJA
Título(s) alternativo(s): Child of the dark by Carolina Maria de Jesus: a didactic reading and critical analysis proposal for adults and youths education
Autor(es): Santos, Maribeth Paes dos
Primeiro orientador: Ottoni, Maria Aparecida Resende
Primeiro membro da banca: Biella, João Carlos
Segundo membro da banca: Lima, Maria Cecília de
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa centrada na elaboração de uma proposta didática de leitura e análise crítica, a partir da leitura da obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, da escritora Carolina Maria de Jesus, e na aplicação em uma escola pública municipal com turmas do 7ª período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa parte dos seguintes objetivos: a) Perscrutar como uma proposta didática de leitura e análise da referida obra pode contribuir para o desenvolvimento de um/a leitor/a mais crítico/a e reflexivo/a; b) Investigar como a autora protagonista se representa e se identifica discursivamente e como representa o espaço e as condições socioeconômicas em que vive, os sonhos e expectativas, as relações familiares, interpessoais e de gênero, a leitura e a escrita; c) Analisar e discutir essas representações e identificações, a partir das marcas linguístico-discursivas que as materializam no texto; d) Promover uma discussão sobre essas representações e sobre o modo como os alunos e alunas se representam e representam o mundo, estabelecendo relações entre o lido e o vivido. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa baseia-se em estudos e documentos oficiais sobre a EJA, em pressupostos da Análise de Discurso Crítica, em estudos sobre letramento, letramento literário, práticas e estratégias de leitura, sobre a escrita caroliniana e a escrita de si. A metodologia adotada é a qualitativa e o procedimento é a pesquisa-ação. Para a geração e coleta de dados foram utilizados questionários, diários de leitura orientados produzidos pelos/as participantes, gravações e transcrições em áudio das discussões e exposições das aulas, exercícios (orais e escritos) e diário de campo. A análise dos resultados mostrou que o uso de uma proposta didática de leitura e análise crítica, elaborada a partir de uma sequência básica e dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica, em especial nas categorias analíticas do vocabulário e da avaliação, oportunizou aos/às participantes perceberem que os textos são construídos dentro de um contexto pessoal, histórico e social e que ler e, consequentemente, escrever são práticas sociais das quais eles/elas participam dentro e fora da escola e, por conseguinte, momentos de interação e de representação de si mesmos/as, do mundo e daquilo que vivem.
Abstract: This dissertation is the result of a research centred on the elaboration of a didactic reading and critical analysis proposal, from the perusal of the book Quarto de Despejo: diário de uma favelada, by writer Carolina Maria de Jesus, and of the application in a municipal public school with 7º period classes of Adults and Youths Education (EJA). This research stems from the following goals: a) Scrutinize how a didactic reading and analysis proposal of the referred work can contribute to the development of a reader more critic and reflective; b) Investigate how the protagonist author represents and identifies herself discursively and how she represents the space and socioeconomic conditions in which she lives in, the dreams and expectations, the family, interpersonal and gender relations, the reading and writing; c) Analyse and discuss those representations and identifications, from the linguistic-discursive marks that materialize on the text; d) Promote a discussion about those representations and how the students represent themselves and the world, establishing relations between the read and lived. To reach the objectives proposed, the research is based on studies and official documents about EJA, researches about reading practices and strategies in school, Critical Discourse Analysis, studies about literacy and literary, researches about the carolinian writing, and in theoretical consideration about writing itself. The methodology adopted is the qualitative one and the procedure is research-action. In the data generation and gathering questionnaires were used along with reading diaries produced by the participants, recordings and audio transcriptions of the class discussions and exhibits, exercises (oral and written) and field diaries. The assessment of the results showed that the use of a didactic reading and critical analysis proposal elaborated from a basic sequence for literary literacy and the theoretical postulates of Critical Analysis Discourse, specially on the evaluation and vocabulary analytical categories, gave the participants the opportunity to perceive that the texts are constructed within a personal, historical, and social context, and that reading, and therefore writing, are social practices that they participate inside and outside the school, and thus moments of interaction and representation of themselves, the world and what they live.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Adults and youths education.
Literatura
Análise de discurso crítica
Letramento literário
Sequência básica
Representação discursiva e identificação
Critical discourse analysis
Literary literacy
Basic sequence
Discursive representation and identification
Literatura brasileira - História e crítica
Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977 - Crítica e interpretação
Educação de jovens e adultos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: SANTOS, Maribeth Paes dos. Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus: uma proposta didática de leitura e análise crítica para a EJA. 2018. 209 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.909
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21473
Data de defesa: 23-Fev-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QuartoDespejoCarolina.pdfCaderno suplementar de atividades1.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
QuartoDespejoCarolina.pdf9.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.