Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento
Título(s) alternativo(s): The actor in performative theater: reflections and training procedures
Autor(es): Nunes, Ana Flávia Felice
Primeiro orientador: Piragibe, Mario Ferreira
Primeiro membro da banca: Colla, Ana Cristina
Segundo membro da banca: Paula, José Eduardo De
Resumo: A presente pesquisa tem, como objetivo, investigar o ator do Teatro Performativo, conceito proposto por Josette Féral. A partir daí, refletir sobre as tendências dramatúrgicas desse teatro, de um entendimento específico de corpo, como corpo fronteira. Para tal, me apoio, sobretudo, no conceito de corpo-subjétil, na ótica de Renato Ferracini; ainda corpo cênico, e presença cênica como capacidade de habitar os entre-lugares, a partir do proposto por Eleonora Fabião. A partir dessas reflexões, busco pensar procedimentos possíveis de treinamento para o ator que abarquem, principalmente, a desautomatização do ser, a percepção e a escuta, propiciando um corpo atento e poroso, em relação direta com o meio, fundamentada por Cassiano Sydow e seus estudos sobre o “cuidado de si” e a “inquietude de si”.
Abstract: This research aims to investigate the “Perfornative Theater” actor, concept proposed by Josette Féral. From there, the reflection on the dramaturgical tendencies of this theater, from a specific understanding of the body, as a body border. For yhis I rely mainly on the concept of “subjective-body”, in the perspective of Renato Ferracini, and scenic-body, ando f the scenic presence as the ability to inhabit the “places in between”, proposed by Eleonora Fabião. From these reflection I propose possible training of perception and listening, providing na attentive spongy body, directly related to the environment, based on Cassiano Sydow and his Studies on “self-care” and “self-restlessness”.
Palavras-chave: Teatro performativo
performative theater
corpo
body
presença
presence
treinamento
training
percepção
percpition
Arte
Art
Teatro interpretação tecnica
Theater Technical Interpretation
Atores - Estudo e ensino
Actors - Study and teaching
Corpo humano na arte
Human body in art
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: Nunes, Ana Flávia. O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento - Uberlândia. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425
Data de defesa: 24-Mai-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtorTeatroPerformativo.pdf4.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.