Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento |
Título(s) alternativo(s): | The actor in performative theater: reflections and training procedures |
Autor(es): | Nunes, Ana Flávia Felice |
Primeiro orientador: | Piragibe, Mario Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Colla, Ana Cristina |
Segundo membro da banca: | Paula, José Eduardo De |
Resumo: | A presente pesquisa tem, como objetivo, investigar o ator do Teatro Performativo, conceito proposto por Josette Féral. A partir daí, refletir sobre as tendências dramatúrgicas desse teatro, de um entendimento específico de corpo, como corpo fronteira. Para tal, me apoio, sobretudo, no conceito de corpo-subjétil, na ótica de Renato Ferracini; ainda corpo cênico, e presença cênica como capacidade de habitar os entre-lugares, a partir do proposto por Eleonora Fabião. A partir dessas reflexões, busco pensar procedimentos possíveis de treinamento para o ator que abarquem, principalmente, a desautomatização do ser, a percepção e a escuta, propiciando um corpo atento e poroso, em relação direta com o meio, fundamentada por Cassiano Sydow e seus estudos sobre o “cuidado de si” e a “inquietude de si”. |
Abstract: | This research aims to investigate the “Perfornative Theater” actor, concept proposed by Josette Féral. From there, the reflection on the dramaturgical tendencies of this theater, from a specific understanding of the body, as a body border. For yhis I rely mainly on the concept of “subjective-body”, in the perspective of Renato Ferracini, and scenic-body, ando f the scenic presence as the ability to inhabit the “places in between”, proposed by Eleonora Fabião. From these reflection I propose possible training of perception and listening, providing na attentive spongy body, directly related to the environment, based on Cassiano Sydow and his Studies on “self-care” and “self-restlessness”. |
Palavras-chave: | Teatro performativo performative theater corpo body presença presence treinamento training percepção percpition Arte Art Teatro interpretação tecnica Theater Technical Interpretation Atores - Estudo e ensino Actors - Study and teaching Corpo humano na arte Human body in art |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | Nunes, Ana Flávia. O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento - Uberlândia. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425 |
Data de defesa: | 24-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AtorTeatroPerformativo.pdf | 4.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.