Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento
Título (s) alternativo (s): The actor in performative theater: reflections and training procedures
Autor: Nunes, Ana Flávia Felice
Primer orientador: Piragibe, Mario Ferreira
Primer miembro de la banca: Colla, Ana Cristina
Segundo miembro de la banca: Paula, José Eduardo De
Resumen: A presente pesquisa tem, como objetivo, investigar o ator do Teatro Performativo, conceito proposto por Josette Féral. A partir daí, refletir sobre as tendências dramatúrgicas desse teatro, de um entendimento específico de corpo, como corpo fronteira. Para tal, me apoio, sobretudo, no conceito de corpo-subjétil, na ótica de Renato Ferracini; ainda corpo cênico, e presença cênica como capacidade de habitar os entre-lugares, a partir do proposto por Eleonora Fabião. A partir dessas reflexões, busco pensar procedimentos possíveis de treinamento para o ator que abarquem, principalmente, a desautomatização do ser, a percepção e a escuta, propiciando um corpo atento e poroso, em relação direta com o meio, fundamentada por Cassiano Sydow e seus estudos sobre o “cuidado de si” e a “inquietude de si”.
Abstract: This research aims to investigate the “Perfornative Theater” actor, concept proposed by Josette Féral. From there, the reflection on the dramaturgical tendencies of this theater, from a specific understanding of the body, as a body border. For yhis I rely mainly on the concept of “subjective-body”, in the perspective of Renato Ferracini, and scenic-body, ando f the scenic presence as the ability to inhabit the “places in between”, proposed by Eleonora Fabião. From these reflection I propose possible training of perception and listening, providing na attentive spongy body, directly related to the environment, based on Cassiano Sydow and his Studies on “self-care” and “self-restlessness”.
Palabras clave: Teatro performativo
performative theater
corpo
body
presença
presence
treinamento
training
percepção
percpition
Arte
Art
Teatro interpretação tecnica
Theater Technical Interpretation
Atores - Estudo e ensino
Actors - Study and teaching
Corpo humano na arte
Human body in art
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: Nunes, Ana Flávia. O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento - Uberlândia. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425
Fecha de defensa: 24-may-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AtorTeatroPerformativo.pdf4.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.