Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Ana Flávia Felice-
dc.date.accessioned2018-05-22T19:19:04Z-
dc.date.available2018-05-22T19:19:04Z-
dc.date.issued2017-05-24-
dc.identifier.citationNunes, Ana Flávia. O ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamento - Uberlândia. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21425-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the “Perfornative Theater” actor, concept proposed by Josette Féral. From there, the reflection on the dramaturgical tendencies of this theater, from a specific understanding of the body, as a body border. For yhis I rely mainly on the concept of “subjective-body”, in the perspective of Renato Ferracini, and scenic-body, ando f the scenic presence as the ability to inhabit the “places in between”, proposed by Eleonora Fabião. From these reflection I propose possible training of perception and listening, providing na attentive spongy body, directly related to the environment, based on Cassiano Sydow and his Studies on “self-care” and “self-restlessness”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro performativopt_BR
dc.subjectperformative theaterpt_BR
dc.subjectcorpopt_BR
dc.subjectbodypt_BR
dc.subjectpresençapt_BR
dc.subjectpresencept_BR
dc.subjecttreinamentopt_BR
dc.subjecttrainingpt_BR
dc.subjectpercepçãopt_BR
dc.subjectpercpitionpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectTeatro interpretação tecnicapt_BR
dc.subjectTheater Technical Interpretationpt_BR
dc.subjectAtores - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectActors - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCorpo humano na artept_BR
dc.subjectHuman body in artpt_BR
dc.titleO ator no teatro performativo: reflexões e procedimentos de treinamentopt_BR
dc.title.alternativeThe actor in performative theater: reflections and training procedurespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Piragibe, Mario Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210455E8pt_BR
dc.contributor.referee1Colla, Ana Cristina-
dc.contributor.referee2Paula, José Eduardo De-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4294548D1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem, como objetivo, investigar o ator do Teatro Performativo, conceito proposto por Josette Féral. A partir daí, refletir sobre as tendências dramatúrgicas desse teatro, de um entendimento específico de corpo, como corpo fronteira. Para tal, me apoio, sobretudo, no conceito de corpo-subjétil, na ótica de Renato Ferracini; ainda corpo cênico, e presença cênica como capacidade de habitar os entre-lugares, a partir do proposto por Eleonora Fabião. A partir dessas reflexões, busco pensar procedimentos possíveis de treinamento para o ator que abarquem, principalmente, a desautomatização do ser, a percepção e a escuta, propiciando um corpo atento e poroso, em relação direta com o meio, fundamentada por Cassiano Sydow e seus estudos sobre o “cuidado de si” e a “inquietude de si”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration122pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1405pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtorTeatroPerformativo.pdf4.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.