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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21395
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Gênero entrevista radiofônica: uma proposta de multiletramentos para o nono ano do ensino fundamental |
Alternate title (s): | Radiophonic interview genre: a multiliteracies proposal to the ninth grade of elementary school |
Author: | Souza, Klauber Franco de |
First Advisor: | Floripi, Simone Azevedo |
First member of the Committee: | Ottoni, Maria Aparecida Resende |
Second member of the Committee: | Morais, Cláudia Goulart |
Summary: | Estamos cada vez mais imersos em um mundo tecnológico e novas maneiras para o ensino são necessárias para que as escolas contribuam com os multiletramentos exigidos pela contemporaneidade. Nesse sentido, entre as muitas possibilidades para a renovação educacional está a rádio escolar. Partindo desse pressuposto, definimos como objetivo central desta pesquisa a elaboração de uma proposta de multiletramentos centrada no ensino do gênero entrevista radiofônica. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública do Distrito Federal e envolveu estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, tratando-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1996) com percurso metodológico de caráter qualitativo. Construímos a nossa proposta de ensino por meio do contato com a pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012), com a abordagem sociodiscursiva de gênero (BAKHTIN, 1997), com orientações teórico-práticas da literatura jornalística (FERRARETTO, 2014; LAGE, 2009; PRADO, 1989; dentre outros) e com estudos na área de linguística que envolvem o gênero entrevista radiofônica (ARAÚJO, 2013; FARNEDA, 2007). Por meio da aplicação da pesquisa, construímos uma rádio escolar e escolhemos o nome InterAção, democraticamente, com a ajuda da comunidade escolar. Além disso, com a criação de um programa de entrevista, os estudantes puderam intervir em problemas, tais como, a depressão, a intolerância, alguns transtornos alimentares e o consumo compulsivo, colocando essas temáticas em evidência na escola. Mediante a análise, pudemos perceber que atingimos os nossos objetivos, pois elaboramos e desenvolvemos ações que procuraram respeitar a multiculturalidade da comunidade escolar e proporcionaram aos estudantes trabalharem com uma multiplicidade de linguagens, presente nos textos, ao produzirem o gênero entrevista para um programa de rádio da instituição de ensino. Observamos que a maioria dos aprendizes apresentou uma participação ativa e consciente, buscou soluções para os desafios em que estavam envolvidos, escolheu com liberdade a área de interesse e de intervenção e teve compromisso com as ações do projeto de rádio escolar. Com a análise comparativa das entrevistas inicial e final dos estudantes, percebemos que eles progrediram significativamente em relação a aspectos sugeridos na literatura jornalística para a realização de uma entrevista radiofônica. Já com a análise dos aspectos externos às atividades propostas, notamos que a falta de compromisso e a inassiduidade de alguns foram conflitantes; por outro lado, a assiduidade, a iniciativa e o envolvimento da maioria dos participantes foram favoráveis. Por fim, em relação aos princípios para encaminhar uma pedagogia dos multiletramentos, entendemos que as ações realizadas proporcionaram aos estudantes se desenvolverem como usuários funcionais, criadores de sentido, analistas críticos e como agentes transformadores. |
Abstract: | More and more we are immersed in a technological word and new maners to education are necessary in order to schools contribute with the multiliteracies requested by contemporaneity. In this sense, among the many possibilities to Educational Renewal is the School Radio. Based on this assumption, we defined as the central objective of this research the construction of a multiliteracies proposal that is focused in the teaching of the genre radiophonic interview. Therefore, this study was performed in a public school of Federal District, involving students from the ninth grade of elementary school, in relation to an action research (THIOLLENT, 1996) with qualitative methodology. We developed our teaching proposal through the contact with multiliteracies pedagogy (ROJO, 2012), with the socio-discursive approach (BAKHTIN, 1997), with theoretical and practical orientations of literature of Journalism (FERRARETTO, 2014; LAGE, 2009; PRADO, 1989; among others) and with studies in the area of linguistics that involve the genre of Radiophonic Interview (ARAÚJO, 2013; FARNEDA, 2007). With the research application we developed a School Radio and we chose the name of Interaction, democratically, with the help of the community scholar. Furthermore, through the creation of an interview program students could step in problems such as depression, intolerance, some eating disorders and compulsive consumption, insering these themes in evidence at school. With the analysis we could observe that we have achieved our goals because we have elaborated and developed actions that looked for respect the multiculturality of the community scholar and provided to the students work with variety of languages that were present in texts when they have developed the interview genre for a radio program of educational institution. We observed that the majority of trainees presented an active and conscious participation, looked for solutions for the challenges that they were involved, freely chose the area of interest and intervention and commit with actions of radio school project. With the comparative analysis of the initial and final students interview we observed they improved significantly in relation to aspects suggested in literature of Journalism to realize a radiophonic interview. With respect to analysis of the external aspects of submitted activities we observed that lack of commitment and of attendance were unfavorable; in contrast assiduity, initiative and involvement of majority of participants were favorable. Finally, in relation to principles for guiding a multiliteracies pedagogy we understand that the actions realized have provide the development by the students as functional users, meaning creators, critical analysts and transforming agents. |
Keywords: | Linguística Linguistics Letramento Literacy Multiletramentos Multiliteracies Gêneros discursivos. Discursive genres Rádio na educação Radio in education Rádio escolar Radio School Entrevista radiofônica Radiophonic Interview |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Quote: | Souza, Klauber Franco de. Gênero entrevista radiofônica: uma proposta de multiletramentos para o nono ano do ensino fundamental. 2018. 207 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduacão em Letras (PROFLETRAS), Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.912 |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.912 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21395 |
Date of defense: | 26-Feb-2018 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
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