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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação especial nos projetos políticos pedagógicos da rede municipal de ensino de Uberlândia : 2013/ 2016
Alternate title (s): Special education in the network's pedagogical political projects Municipality of Uberlândia: 2013/2016
Author: Garcia, Ludmila Ferreira Tristão
First Advisor: Silva, Sarita Medina da
First member of the Committee: Nunes, Silma Carmo
Second member of the Committee: Silva, Lázara Cristina da
Summary: Esta dissertação busca conhecer e identificar o espaço que a Educação Especial ocupa nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais, de Ensino Fundamental, da cidade de Uberlândia – MG, no período de 2013-2016. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa consiste em um estudo documental descritivo/analítico, com base na elaboração e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas pesquisadas, leis, diretrizes, regulamentações e outros documentos que normatizam a Educação Especial. A pesquisa se divide em três capítulos, sendo o primeiro “A Educação Especial como Política Pública”, que apresenta a Educação Especial no cenário nacional das políticas educacionais; o segundo capítulo, “O Projeto Político Pedagógico na gestão escolar democrática da Educação Especial”, expondo-se uma análise do PPP para gestão democrática da escola, suas definições, conceitos, elementos essenciais para sua construção, bem como critérios para nortear a Educação Especial na escola; e o terceiro capítulo, “A implementação da Educação Especial nos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Municipais de Uberlândia – 2013/2016”, que mostra os subsídios que a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou para reelaboração dos PPPs das escolas, bem como análise da Educação Especial nos PPPs escolhidos. Por fim, as considerações finais dirigem-se a responder os questionamentos propulsores desta pesquisa, como, por exemplo, que espaço a Educação Especial ocupa nos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas municipais de Uberlândia.
Abstract: This dissertation proposed to know and identify the space that Special Education occupies in the Political Projects Pedagogical of the municipal schools, Elementary School, of the city of Uberlândia – MG, in the period of 2013-2016. As for the methodological aspects, this research is qualitative, based on dialectical historical materialism, it was accomplished through documentary research (Pedagogical Political Projects of the schools researched, laws, guidelines, regulations and other documents that direct Special Education). The present research is divided into three chapters: the first, “Special Education as Public Policy” presents the Special Education in the national scenario of educational policies; the second chapter, “The Political Pedagogical Project in the democratic school management of Special Education”, presents an analysis of the PPP for democratic management of the school, its definitions, concepts, essential elements for its construction, as well as criteria to guide Special Education in the school; the third chapter, “The implementation of Special Education in the Educational Projects of the Municipal Schools of Uberlândia - 2013/2016”, shows the subsidies that the Municipal Department of Education made available for the re-elaboration of the PPPs of the schools, as well as analysis of Special Education in the chosen PPPs. Finally, the final considerations return to the driving questions of this research, such as, for example, what space does Special Education occupy in the Pedagogical Political Projects of the municipal schools of Uberlândia.
Keywords: Educação
Educação especial - Uberlandia (MG)
Política educacional
Educação - Currículos
Projetos políticos pedagógicos
Educação especial
Políticas educacionais
Political educational projects
Special education
Educational policies
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: GARCIA, Ludmila Ferreira Tristão. Educação especial nos projetos políticos pedagógicos da rede municipal de ensino de Uberlândia : 2013/ 2016. 2017.129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.367
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.367
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21333
Date of defense: 26-May-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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