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dc.creatorGarcia, Ludmila Ferreira Tristão-
dc.date.accessioned2018-05-12T00:29:57Z-
dc.date.available2018-05-12T00:29:57Z-
dc.date.issued2017-05-26-
dc.identifier.citationGARCIA, Ludmila Ferreira Tristão. Educação especial nos projetos políticos pedagógicos da rede municipal de ensino de Uberlândia : 2013/ 2016. 2017.129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.367pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21333-
dc.description.abstractThis dissertation proposed to know and identify the space that Special Education occupies in the Political Projects Pedagogical of the municipal schools, Elementary School, of the city of Uberlândia – MG, in the period of 2013-2016. As for the methodological aspects, this research is qualitative, based on dialectical historical materialism, it was accomplished through documentary research (Pedagogical Political Projects of the schools researched, laws, guidelines, regulations and other documents that direct Special Education). The present research is divided into three chapters: the first, “Special Education as Public Policy” presents the Special Education in the national scenario of educational policies; the second chapter, “The Political Pedagogical Project in the democratic school management of Special Education”, presents an analysis of the PPP for democratic management of the school, its definitions, concepts, essential elements for its construction, as well as criteria to guide Special Education in the school; the third chapter, “The implementation of Special Education in the Educational Projects of the Municipal Schools of Uberlândia - 2013/2016”, shows the subsidies that the Municipal Department of Education made available for the re-elaboration of the PPPs of the schools, as well as analysis of Special Education in the chosen PPPs. Finally, the final considerations return to the driving questions of this research, such as, for example, what space does Special Education occupy in the Pedagogical Political Projects of the municipal schools of Uberlândia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação especial - Uberlandia (MG)pt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Currículospt_BR
dc.subjectProjetos políticos pedagógicospt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectPolitical educational projectspt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.titleEducação especial nos projetos políticos pedagógicos da rede municipal de ensino de Uberlândia : 2013/ 2016pt_BR
dc.title.alternativeSpecial education in the network's pedagogical political projects Municipality of Uberlândia: 2013/2016pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sarita Medina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772657H9pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Silma Carmo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268979Y6pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lázara Cristina da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763209T8pt_BR
dc.creator.Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação busca conhecer e identificar o espaço que a Educação Especial ocupa nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas municipais, de Ensino Fundamental, da cidade de Uberlândia – MG, no período de 2013-2016. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa consiste em um estudo documental descritivo/analítico, com base na elaboração e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas pesquisadas, leis, diretrizes, regulamentações e outros documentos que normatizam a Educação Especial. A pesquisa se divide em três capítulos, sendo o primeiro “A Educação Especial como Política Pública”, que apresenta a Educação Especial no cenário nacional das políticas educacionais; o segundo capítulo, “O Projeto Político Pedagógico na gestão escolar democrática da Educação Especial”, expondo-se uma análise do PPP para gestão democrática da escola, suas definições, conceitos, elementos essenciais para sua construção, bem como critérios para nortear a Educação Especial na escola; e o terceiro capítulo, “A implementação da Educação Especial nos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Municipais de Uberlândia – 2013/2016”, que mostra os subsídios que a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou para reelaboração dos PPPs das escolas, bem como análise da Educação Especial nos PPPs escolhidos. Por fim, as considerações finais dirigem-se a responder os questionamentos propulsores desta pesquisa, como, por exemplo, que espaço a Educação Especial ocupa nos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas municipais de Uberlândia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration129pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.367pt_BR
dc.orcid.putcode81753268-
dc.crossref.doibatchid0614f9c5-fdfd-49ca-82e6-264faa062f03-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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