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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Orientação sexual nas escolas: análise dos dizeres dos documentos oficiais do Brasil e da Argentina
Título(s) alternativo(s): Sexual orientation in schools: analysis of the official documents of Brazil and Argentina
Autor(es): Gonzalez, Bruno Martín
Primeiro orientador: Bertoldo, Ernesto Sérgio
Segundo orientador: Oliveira, Peterson José de
Primeiro membro da banca: Santos, João Bosco Cabral dos
Segundo membro da banca: Souza Neto, Miguel Rodrigues de
Resumo: Nesta dissertação analisamos os dizeres de quatro (4) recortes discursivos provenientes dos seguintes documentos: 1- Parâmetros curriculares-Conteúdos Transversais do Brasil, 2- Nota Técnica 24//2015 do Brasil, 3- Lineamientos Curriculares para la Educación Sexual Integral (ESI) e 4- Ley de ESI 26150/2006. Abordaremos estas análises discursivas a partir da teoria da Análise do Discurso (AD) Francesa e de orientação pecheutiana. O Objetivo desta pesquisa foi o e dar uma interpretação aos dizeres dos Documentos Oficiais (Dos) sobre a temática de gênero e sexualidade na escola. Sendo assim, trabalhamos com conceitos vindo desta linha de AD, com os quais demos uma interpretação das possíveis Formações Discursivas que compõem o inter e o intradiscurso dos DOs. Nossa análise esteve guiada por nossa hipótese e objetivos, a fim de descobrir possíveis efeitos de sentido dispersos. Para isso, metodologicamente no embasamos na análise de Recortes Discursivos (RDs) extraídos dos DOs citados. Nestes RDs entendemos que, mesmo os DOs trazendo um grande avanço cobre as questões de gênero e sexualidade na escola, eles se encontram dispersos em seus efeitos de sentido, remetendo a Formações Discursivas (FDs) diferentes, tais como a FD religiosa, biológica, Queer e feminista. Desta fora, os dizeres que remontariam discursos com concepções isoladas hegemônica/historicamente e, por sua vez, também destacam FDs pós-identitárias.
Abstract: During this dissertation we have analysed the sayings of four (4) discursive cuts out taken from the following documents: 1- Pârametros curriculares- Conteúdos Transversais del Brasil, 2- Nota Técnica 24//2015 de Brasil, 3- Lineamientos Curriculares para la Educación Sexual Integral (ESI) y 4- Ley de ESI 26150/2006. We have aproach theses discursive cut out taking into account the French theory of Discourse Analysis from Pêcheux. The main objective of this research was to make an interpretation of the sayings of the OD (official documents) about the topic on gender and sexuality at schools. Being this, we have worked with concepts that come from this DA orientation, with these concepts we gave an interpretation of the discursive formation that compound the ODs transverse discourse and intradiscourse. Our analysis has been guided for our hypothesis and objectives aiming to reveal possible meaning effects which would be dispersive. Thus, our methodology was based on the analysis of Discourse Cut Out (DC) taken from the ODs previously named. In this DC we understood that, even when the ODs bring a big advance about the topic on gender and sexuality at/in school, they are disperse in their effects, remitting thus to different DFs, such as DF religious, biological, Queer and feminist. In this way, the sayings would remit us to discourses which have conceptions that are hegemonic and historical, when talking about the topic, as well as the discoursive process, too, would remit us to DF pos identitarians.
Palavras-chave: Discurso
Análise do Discurso
Documentos Oficiais
Formações Discursivas
Formações Ideológicas
Discourse
Discourse Analysis
Discoursive Formations
Official Documents
Ideological Formations
Análisis de Discurso
Documentos Oficiales
Formaciones Discursivas
Formaciones Ideológicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: GONZALEZ, Bruno Martín. Orientação sexual nas escolas : análise dos dizeres dos documentos oficiais do Brasil e da Argentina. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.447
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.447
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21281
Data de defesa: 24-Jul-2017
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