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dc.creatorGonzalez, Bruno Martín-
dc.date.accessioned2018-05-07T23:05:38Z-
dc.date.available2018-05-07T23:05:38Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.identifier.citationGONZALEZ, Bruno Martín. Orientação sexual nas escolas : análise dos dizeres dos documentos oficiais do Brasil e da Argentina. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.447pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21281-
dc.description.abstractDuring this dissertation we have analysed the sayings of four (4) discursive cuts out taken from the following documents: 1- Pârametros curriculares- Conteúdos Transversais del Brasil, 2- Nota Técnica 24//2015 de Brasil, 3- Lineamientos Curriculares para la Educación Sexual Integral (ESI) y 4- Ley de ESI 26150/2006. We have aproach theses discursive cut out taking into account the French theory of Discourse Analysis from Pêcheux. The main objective of this research was to make an interpretation of the sayings of the OD (official documents) about the topic on gender and sexuality at schools. Being this, we have worked with concepts that come from this DA orientation, with these concepts we gave an interpretation of the discursive formation that compound the ODs transverse discourse and intradiscourse. Our analysis has been guided for our hypothesis and objectives aiming to reveal possible meaning effects which would be dispersive. Thus, our methodology was based on the analysis of Discourse Cut Out (DC) taken from the ODs previously named. In this DC we understood that, even when the ODs bring a big advance about the topic on gender and sexuality at/in school, they are disperse in their effects, remitting thus to different DFs, such as DF religious, biological, Queer and feminist. In this way, the sayings would remit us to discourses which have conceptions that are hegemonic and historical, when talking about the topic, as well as the discoursive process, too, would remit us to DF pos identitarians.pt_BR
dc.description.sponsorshipGCUB - Grupo Coimbra de Universidades Brasileiraspt_BR
dc.description.sponsorshipOEA - Organização das Nações Americanaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectDocumentos Oficiaispt_BR
dc.subjectFormações Discursivaspt_BR
dc.subjectFormações Ideológicaspt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectDiscoursive Formationspt_BR
dc.subjectOfficial Documentspt_BR
dc.subjectIdeological Formationspt_BR
dc.subjectAnálisis de Discursopt_BR
dc.subjectDocumentos Oficialespt_BR
dc.subjectFormaciones Discursivaspt_BR
dc.subjectFormaciones Ideológicaspt_BR
dc.titleOrientação sexual nas escolas: análise dos dizeres dos documentos oficiais do Brasil e da Argentinapt_BR
dc.title.alternativeSexual orientation in schools: analysis of the official documents of Brazil and Argentinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoldo, Ernesto Sérgio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0pt_BR
dc.contributor.advisor2Oliveira, Peterson José de-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732742A2pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, João Bosco Cabral dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794565Y9pt_BR
dc.contributor.referee2Souza Neto, Miguel Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8373450Z1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação analisamos os dizeres de quatro (4) recortes discursivos provenientes dos seguintes documentos: 1- Parâmetros curriculares-Conteúdos Transversais do Brasil, 2- Nota Técnica 24//2015 do Brasil, 3- Lineamientos Curriculares para la Educación Sexual Integral (ESI) e 4- Ley de ESI 26150/2006. Abordaremos estas análises discursivas a partir da teoria da Análise do Discurso (AD) Francesa e de orientação pecheutiana. O Objetivo desta pesquisa foi o e dar uma interpretação aos dizeres dos Documentos Oficiais (Dos) sobre a temática de gênero e sexualidade na escola. Sendo assim, trabalhamos com conceitos vindo desta linha de AD, com os quais demos uma interpretação das possíveis Formações Discursivas que compõem o inter e o intradiscurso dos DOs. Nossa análise esteve guiada por nossa hipótese e objetivos, a fim de descobrir possíveis efeitos de sentido dispersos. Para isso, metodologicamente no embasamos na análise de Recortes Discursivos (RDs) extraídos dos DOs citados. Nestes RDs entendemos que, mesmo os DOs trazendo um grande avanço cobre as questões de gênero e sexualidade na escola, eles se encontram dispersos em seus efeitos de sentido, remetendo a Formações Discursivas (FDs) diferentes, tais como a FD religiosa, biológica, Queer e feminista. Desta fora, os dizeres que remontariam discursos com concepções isoladas hegemônica/historicamente e, por sua vez, também destacam FDs pós-identitárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.447pt_BR
dc.orcid.putcode81765332-
dc.crossref.doibatchidc40b83b5-480c-405b-b094-5290e94f27a6-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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