Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21242
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória
Título (s) alternativo (s): Theater for adolescents of elementary school: processes of creation and uses of memory
Autor: Moreira, Ana Carolina Coutinho
Primer orientador: Arantes, Luiz Humberto Martins
Primer miembro de la banca: Campos, Raquel Discini
Segundo miembro de la banca: Leal, Maria Lúcia
Resumen: Este artigo apresenta reflexões sobre o poder do trabalho de memória, em Estudos de Teatro, como uma experiência artística dentro da sala de aula. Em diálogo com os autores Henri Bergson e sua análise da memória, Jorge Larrosa e seu conceito de experiência, Marina Marcondes Machado, Viviane Mosé e Celso Favaretto na aprendizagem da arte, a autora deste artigo reflete em sua prática como professora de teatro. Tal pesquisa visou descobrir como experimentos relativos à memória poderiam fazer o teatro na escola ser mais atraente e motivador para os alunos. Outro objetivo desta pesquisa foi compreender a influência que a escola assume na construção de identidades do aluno e como esta reage a seu ambiente escolar.
Abstract: This paper presents reflections on the power of memory work, in Drama Studies , as an artistic experience into the classroom . In dialogue with the authors Henri Bergson and his analysis of memory, Jorge Larrosa and his concept of experience , Marina Marcondes Machado, Viviane Mosé and Celso Favaretto in the art of learning, the author of this article reflects on her own practice as a drama teacher . This research aimed to find out how experiments related to memory could make drama in school to be more attractive and motivating for students. Another objective of this research is to understand the influence that school assumes in the construction of Its student's identity and how the student reacts to the School's environment.
Palabras clave: Teatro
Pedagogia do teatro
Memória
Identidade social
Memory
Theater
Theater Pedagogy
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Cita: MOREIRA, Ana Carolina Coutinho. Teatro para adolescentes do ensino fundamental: processos de criação e os usos da memória . 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.392
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21242
Fecha de defensa: 5-jul-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TeatroAdolescenteEnsino.pdfDissertação36.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.