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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Trajetórias do movimento docente na UFU: a posição da ADUFU-SS em relação ao REUNI (2007 - 2012)
Título(s) alternativo(s): Trajectories of the teacher's movement in UFU: a position of ADUFU-SS in relation to REUNI (2007 - 2012)
Autor(es): Sousa, Ana Paula de Castro
Primeiro orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: Lima, Antonio Bosco
Segundo membro da banca: Fagiani, Cílson César Fagiani
Resumo: Elaborou-se este trabalho com objetivo de compreender a aprovação do REUNI na UFU, a partir das perspectivas e ações da ADUFU-SS, procurando apreender as contradições presentes na sua implantação e analisar em que medida se constituiu em um processo democrático. Perseguindo-se a trajetória da criação e expansão do ensino superior no Brasil, embora constituindo-se com demanda social importante, constata-se que o processo se apresenta sempre vinculado às exigências econômicas e aos interesses das classes dominantes. Apresentamos a implantação do REUNI no sistema federal de ensino superior brasileiro como um processo contraditório, visto que responde à aspiração social histórica, contudo responde, ao mesmo tempo, às necessidades neoliberais que buscam a otimização deste nível de ensino, de modo a atender a requisitos de quantidade e “qualidade”. No que se refere à UFU, procuramos por atas de reuniões da ADUFU-SS, manifestações e outros materiais que nos conduziram a esta análise. Palavras-chaves: Sindicalismo. Trabalho. Educação Superior. REUNI.
Abstract: The purpose of this work was to understand the approval of REUNI in UFU, based on ADUFU-SS perspectives and actions, seeking to understand the contradictions present in its implementation and to analyze the extent to which it constitutes a democratic process. Pursuing the trajectory of the creation and expansion of higher education in Brazil, although constituting itself with an important social demand, it can be seen that the process is always linked to the economic demands and interests of the dominant classes. We present the implementation of REUNI in the federal system of Brazilian higher education as a contradictory process since it responds to the historical social aspiration but at the same time responds to neoliberal needs that seek to optimize this level of education in order to meet quantity and “quality”. As far as UFU is concerned, we look for minutes of ADUFU-SS meetings, demonstrations, and other materials that led us to this analysis. Key-words: Syndicalism. Job. College education. REUNI.
Palavras-chave: Educação
Sindicalismo
Ensino Superior
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Brasil)
Sindicalismo
Trabalho
Educação Superor
REUNI
Syndicalism
Job
College Education
REUNI
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SOUSA, Ana Paula de Castro. Trajetórias do movimento docente na UFU: a posição da ADUFU-SS em relação ao REUNI (2007-2012). 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di2018.506
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21097
Data de defesa: 7-Mar-2018
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