Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21097
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Ana Paula de Castro-
dc.date.accessioned2018-04-06T20:05:40Z-
dc.date.available2018-04-06T20:05:40Z-
dc.date.issued2018-03-07-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Paula de Castro. Trajetórias do movimento docente na UFU: a posição da ADUFU-SS em relação ao REUNI (2007-2012). 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21097-
dc.description.abstractThe purpose of this work was to understand the approval of REUNI in UFU, based on ADUFU-SS perspectives and actions, seeking to understand the contradictions present in its implementation and to analyze the extent to which it constitutes a democratic process. Pursuing the trajectory of the creation and expansion of higher education in Brazil, although constituting itself with an important social demand, it can be seen that the process is always linked to the economic demands and interests of the dominant classes. We present the implementation of REUNI in the federal system of Brazilian higher education as a contradictory process since it responds to the historical social aspiration but at the same time responds to neoliberal needs that seek to optimize this level of education in order to meet quantity and “quality”. As far as UFU is concerned, we look for minutes of ADUFU-SS meetings, demonstrations, and other materials that led us to this analysis. Key-words: Syndicalism. Job. College education. REUNI.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSindicalismopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectPrograma de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Brasil)pt_BR
dc.subjectSindicalismopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação Superorpt_BR
dc.subjectREUNIpt_BR
dc.subjectSyndicalismpt_BR
dc.subjectJobpt_BR
dc.subjectCollege Educationpt_BR
dc.subjectREUNIpt_BR
dc.titleTrajetórias do movimento docente na UFU: a posição da ADUFU-SS em relação ao REUNI (2007 - 2012)pt_BR
dc.title.alternativeTrajectories of the teacher's movement in UFU: a position of ADUFU-SS in relation to REUNI (2007 - 2012)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Antonio Bosco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6516836309161702pt_BR
dc.contributor.referee2Fagiani, Cílson César Fagiani-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134706977566412pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964156237195352pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoElaborou-se este trabalho com objetivo de compreender a aprovação do REUNI na UFU, a partir das perspectivas e ações da ADUFU-SS, procurando apreender as contradições presentes na sua implantação e analisar em que medida se constituiu em um processo democrático. Perseguindo-se a trajetória da criação e expansão do ensino superior no Brasil, embora constituindo-se com demanda social importante, constata-se que o processo se apresenta sempre vinculado às exigências econômicas e aos interesses das classes dominantes. Apresentamos a implantação do REUNI no sistema federal de ensino superior brasileiro como um processo contraditório, visto que responde à aspiração social histórica, contudo responde, ao mesmo tempo, às necessidades neoliberais que buscam a otimização deste nível de ensino, de modo a atender a requisitos de quantidade e “qualidade”. No que se refere à UFU, procuramos por atas de reuniões da ADUFU-SS, manifestações e outros materiais que nos conduziram a esta análise. Palavras-chaves: Sindicalismo. Trabalho. Educação Superior. REUNI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di2018.506pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrajetóriasMovimentoDocente.pdfDissertação919.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.