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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Trajetórias do movimento docente na UFU: a posição da ADUFU-SS em relação ao REUNI (2007 - 2012)
Alternate title (s): Trajectories of the teacher's movement in UFU: a position of ADUFU-SS in relation to REUNI (2007 - 2012)
Author: Sousa, Ana Paula de Castro
First Advisor: Morais, Sérgio Paulo
First member of the Committee: Lima, Antonio Bosco
Second member of the Committee: Fagiani, Cílson César Fagiani
Summary: Elaborou-se este trabalho com objetivo de compreender a aprovação do REUNI na UFU, a partir das perspectivas e ações da ADUFU-SS, procurando apreender as contradições presentes na sua implantação e analisar em que medida se constituiu em um processo democrático. Perseguindo-se a trajetória da criação e expansão do ensino superior no Brasil, embora constituindo-se com demanda social importante, constata-se que o processo se apresenta sempre vinculado às exigências econômicas e aos interesses das classes dominantes. Apresentamos a implantação do REUNI no sistema federal de ensino superior brasileiro como um processo contraditório, visto que responde à aspiração social histórica, contudo responde, ao mesmo tempo, às necessidades neoliberais que buscam a otimização deste nível de ensino, de modo a atender a requisitos de quantidade e “qualidade”. No que se refere à UFU, procuramos por atas de reuniões da ADUFU-SS, manifestações e outros materiais que nos conduziram a esta análise. Palavras-chaves: Sindicalismo. Trabalho. Educação Superior. REUNI.
Abstract: The purpose of this work was to understand the approval of REUNI in UFU, based on ADUFU-SS perspectives and actions, seeking to understand the contradictions present in its implementation and to analyze the extent to which it constitutes a democratic process. Pursuing the trajectory of the creation and expansion of higher education in Brazil, although constituting itself with an important social demand, it can be seen that the process is always linked to the economic demands and interests of the dominant classes. We present the implementation of REUNI in the federal system of Brazilian higher education as a contradictory process since it responds to the historical social aspiration but at the same time responds to neoliberal needs that seek to optimize this level of education in order to meet quantity and “quality”. As far as UFU is concerned, we look for minutes of ADUFU-SS meetings, demonstrations, and other materials that led us to this analysis. Key-words: Syndicalism. Job. College education. REUNI.
Keywords: Educação
Sindicalismo
Ensino Superior
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Brasil)
Sindicalismo
Trabalho
Educação Superor
REUNI
Syndicalism
Job
College Education
REUNI
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SOUSA, Ana Paula de Castro. Trajetórias do movimento docente na UFU: a posição da ADUFU-SS em relação ao REUNI (2007-2012). 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di2018.506
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21097
Date of defense: 7-Mar-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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