Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20720
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O seminário na sala de aula: teoria, análise e intervenção
Título(s) alternativo(s): The seminar in the classroom: theory, analysis and intervention
Autor(es): Almeida, Raquel Longuinho Lopes de
Primeiro orientador: Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
Primeiro membro da banca: Goulart, Cláudia Morais
Segundo membro da banca: Alves, Marlúcia Maria
Resumo: Atualmente, a presença dos gêneros na sala de aula é muito importante, pois o trabalho com base nos diferentes aspectos dessas entidades sócio-discursivas contribui para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Nesse contexto, os gêneros orais são muito importantes, uma vez que por meio deles o aluno tem a oportunidade de explorar a oralidade formal e informal, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Dentre os gêneros orais, destacamos o seminário, gênero muito utilizado em diversas esferas da atividade humana. Considerando a relevância desse gênero para a vida acadêmica e social do aluno, esta pesquisa buscou oportunizar aos alunos de 9º ano do Ensino Fundamental o desenvolvimento de habilidades específicas para a apropriação, o domínio e o efetivo uso social do gênero oral seminário. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação com o desenvolvimento de uma proposta didática, que foi aplicada nas aulas de Língua Portuguesa. Nessa proposta, os alunos foram os protagonistas da produção de conhecimento, pois tiveram a oportunidade de mostrar a outras turmas do 9° ano da escola como produzir um seminário. O professor, por sua vez, foi o mediador dessa produção de conhecimento, realizando um trabalho prévio com dois outros gêneros orais: o debate e a entrevista. Os resultados obtidos com a aplicação da proposta didática permitem afirmar que a pesquisa alcançou seu objetivo de que os alunos de maneira geral aprendessem como preparar e produzir oralmente um seminário e que o professor tivesse mais uma opção de como ensinar esse gênero oral no Ensino Fundamental.
Abstract: Currently, the presence of genders in the classroom is very important, since work based on the different aspects of these socio-discursive entities contributes to the development of students' discursive competence. In this context, oral genres are very important, since through them the student has the opportunity to explore formal and informal orality both inside and outside the classroom. Among the oral genres, we highlight the seminar, a genre widely used in various spheres of human activity. Considering the relevance of this gender to the academic and social life of the student, this research sought to provide the students of the 9th year of primary education with the development of specific skills for the appropriation, mastery and effective social use of the oral gender seminar. For that, an action research was carried out with the development of a didactic proposal, which was applied in Portuguese Language classes. In this proposal, the students were the protagonists of the production of knowledge, because they had the opportunity to show other classes of the 9th grade of the school how to produce a seminar. The teacher, in turn, was the mediator of this production of knowledge, performing a previous work with two other oral genres: the debate and the interview. The results obtained with the application of the didactic proposal allow to affirm that the research reached its objective that the students in general learned how to prepare and produce orally a seminar and that the teacher had another option of how to teach this oral genre in Elementary School.
Palavras-chave: Gêneros orais
Oral genres
Seminário
Seminar
Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
Teaching and learning of Portuguese Language.
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: ALMEIDA, Raquel Longuinho Lopes de. O seminário na sala de aula: teoria, análise e intervenção. 2017.137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.11
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20720
Data de defesa: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SeminárioSalaAulaTeoriaAnaliseIntervenção.pdfDissertação1.83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.