Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Raquel Longuinho Lopes de-
dc.date.accessioned2018-02-20T19:38:25Z-
dc.date.available2018-02-20T19:38:25Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationALMEIDA, Raquel Longuinho Lopes de. O seminário na sala de aula: teoria, análise e intervenção. 2017.137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20720-
dc.description.abstractCurrently, the presence of genders in the classroom is very important, since work based on the different aspects of these socio-discursive entities contributes to the development of students' discursive competence. In this context, oral genres are very important, since through them the student has the opportunity to explore formal and informal orality both inside and outside the classroom. Among the oral genres, we highlight the seminar, a genre widely used in various spheres of human activity. Considering the relevance of this gender to the academic and social life of the student, this research sought to provide the students of the 9th year of primary education with the development of specific skills for the appropriation, mastery and effective social use of the oral gender seminar. For that, an action research was carried out with the development of a didactic proposal, which was applied in Portuguese Language classes. In this proposal, the students were the protagonists of the production of knowledge, because they had the opportunity to show other classes of the 9th grade of the school how to produce a seminar. The teacher, in turn, was the mediator of this production of knowledge, performing a previous work with two other oral genres: the debate and the interview. The results obtained with the application of the didactic proposal allow to affirm that the research reached its objective that the students in general learned how to prepare and produce orally a seminar and that the teacher had another option of how to teach this oral genre in Elementary School.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros oraispt_BR
dc.subjectOral genrespt_BR
dc.subjectSemináriopt_BR
dc.subjectSeminarpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectTeaching and learning of Portuguese Language.pt_BR
dc.titleO seminário na sala de aula: teoria, análise e intervençãopt_BR
dc.title.alternativeThe seminar in the classroom: theory, analysis and interventionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Elisete Maria de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267543060230536pt_BR
dc.contributor.referee1Goulart, Cláudia Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4956288678242627pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Marlúcia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147557798530287pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8755777015348029pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a presença dos gêneros na sala de aula é muito importante, pois o trabalho com base nos diferentes aspectos dessas entidades sócio-discursivas contribui para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Nesse contexto, os gêneros orais são muito importantes, uma vez que por meio deles o aluno tem a oportunidade de explorar a oralidade formal e informal, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Dentre os gêneros orais, destacamos o seminário, gênero muito utilizado em diversas esferas da atividade humana. Considerando a relevância desse gênero para a vida acadêmica e social do aluno, esta pesquisa buscou oportunizar aos alunos de 9º ano do Ensino Fundamental o desenvolvimento de habilidades específicas para a apropriação, o domínio e o efetivo uso social do gênero oral seminário. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação com o desenvolvimento de uma proposta didática, que foi aplicada nas aulas de Língua Portuguesa. Nessa proposta, os alunos foram os protagonistas da produção de conhecimento, pois tiveram a oportunidade de mostrar a outras turmas do 9° ano da escola como produzir um seminário. O professor, por sua vez, foi o mediador dessa produção de conhecimento, realizando um trabalho prévio com dois outros gêneros orais: o debate e a entrevista. Os resultados obtidos com a aplicação da proposta didática permitem afirmar que a pesquisa alcançou seu objetivo de que os alunos de maneira geral aprendessem como preparar e produzir oralmente um seminário e que o professor tivesse mais uma opção de como ensinar esse gênero oral no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration137pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.11pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeminárioSalaAulaTeoriaAnaliseIntervenção.pdfDissertação1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.