Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20551
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Estudo das condições de trabalho e seus efeitos sobre a saúde dos trabalhadores terceirizados da manutenção predial na UFU
Author: Azevedo, Edilson de oliveira
First Advisor: Silva, Vivianne Peixoto da
First member of the Committee: Pereira, Boscolli Barbosa
Second member of the Committee: Lima, Euclides Antônio Pereira de
Summary: A pesquisa teve como objetivo identificar e avaliar os riscos e impactos à saúde dos trabalhadores de empresa terceirizada de manutenção predial contratada pela UFU, por meio de análise documental, observações e entrevistas semiestruturadas que possibilitaram conhecer as condições de trabalho, a forma como o trabalho se organiza, as relações estabelecidas, as dificuldades encontradas para execução do trabalho e as possíveis soluções ou medidas de controle sugeridas pelos trabalhadores, a partir de suas experiências adquiridas. Constatou-se que de forma geral os trabalhadores têm percepção do risco à sua saúde e segurança e possuem conhecimento moderado sobre possíveis consequências. Para além das dificuldades apontadas, os trabalhadores sugerem medidas de melhorias e controle dos riscos que vão desde ações que envolvem mudanças nas relações de trabalho, como as relacionadas a condições e organização de trabalho. As condições de trabalho mostraram-se aceitáveis, exceto pela inadequação das ferramentas de trabalho para execução das atividades. Quanto à organização do trabalho, o estudo aponta como positivo o espaço temporal para execução das atividades e, salienta a necessidade de melhoria quanto as condições interpessoais e a diferenciação dada aos trabalhadores terceirizados devido ao vínculo de trabalho. Ademais, o estudo identificou como ponto relevante para discussão o distanciamento entre a prescrição das tarefas e a execução das atividades, o trabalho prescrito e o trabalho real. Conclui-se que os trabalhadores terceirizados estão expostos a condições desfavoráveis de trabalho entendidas como “precarização” do trabalho, porém, a adoção de medidas de gerenciamento de riscos pode contribuir para modificar esse contexto, por meio do mapeamento, identificação e medidas mitigadoras.
Abstract: Theobjectiveoftheresearchwastoidentifyandevaluatethehealthrisksandimpactsofworkersfromthird-partyfarmmaintenancecontractedby UFU, throughdocumentaryanalysis, observationsandsemi-structured interviews thatenabledustoknowtheworkingconditions, thewayworkwasdone organizes therelationshipsestablished, thedifficultiesencountered in theexecutionoftheworkandthepossiblesolutionsormeasuresofcontrolsuggestedbytheworkers, basedontheiracquiredexperience. It wasfoundthat in general workers are awareoftherisktotheirhealthandsafetyandhavemoderateknowledgeaboutpossibleconsequences. In additiontothedifficultiespointed out, workerssuggestmeasuresofimprovementandcontrolofrisksrangingfromactionsinvolvingchanges in workrelations, such as thoserelatedtoworkconditionsandorganization. The workingconditionswereacceptable, except for theinadequacyofthework tools tocarry out theactivities. Regardingtheorganizationofwork, thestudyindicates as positive thespace for executionofactivitiesand, stressestheneedto improve theinterpersonalconditionsandthedifferentiationgiventooutsourcedworkersduetothework link. In addition, thestudyidentified as a relevant point for discussionthedistancebetweentheprescriptionofthetasksandtheexecutionoftheactivities, theprescribedworkandtheactualwork. It isconcludedthatoutsourcedworkers are exposedtounfavorableworkingconditionsunderstood as "precarious" work, buttheadoptionofrisk management measurescancontributetomodifythiscontext, throughmapping, identificationandmitigatingmeasures.
Keywords: Saúde do Trabalhador
Worker's Health
Segurança do Trabalho
Terceirização
Matriz de risco
Workplacesafety
Outsourcing
Riskmatrix
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)
Quote: AZEVEDO, Edilson de Oliveira. Estudo das condições de trabalho e seus efeitos sobre a saúde dos trabalhadores terceirizados da manutenção predial na UFU. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.87
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20551
Date of defense: 29-Jan-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoCondicaoTrabalho.pdfDissertação3.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.