Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20516
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Repensando o tema do Renascimento: reflexões sobre o ensino de História |
Autor(es): | Cruz, Cláudia Helena da |
Primeiro orientador: | Ramos, Rosangela Patriota |
Primeiro membro da banca: | Ramos, Alcides Freire |
Segundo membro da banca: | Gomes, Aguinaldo Rodrigues |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo tecer algumas considerações sobre o tratamento dado ao tema Renascimento no ensino fundamental e médio por meio do material didático, tido hoje como um importante instrumento no processo ensino-aprendizagem realizado no âmbito da escola. Após se debruçar sobre o material que vem sendo utilizado por professores e alunos na prática constante da sala de aula, a autora se direciona para as mais recentes propostas educacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior (PAIES), nome dado ao processo seletivo da Universidade Federal de Uberlândia. São propostas ainda em fase de implementação, mas que fazem referência ao tema do Renascimento em seus conteúdos. Para além disso, tece alguns comentários a respeito do critério de avaliação do Guia Nacional do Livro Didático de História, que se tornou um instrumento de auxilio ao professor no momento de escolher o seu material de trabalho. O texto monográfico se divide em dois capítulos. O primeiro trata da historiografia sobre o Renascimento e é construído com base em alguns autores e obras, como os clássicos sobre a Renascença, a exemplo de A cultura do Renascimento na Itália, de Jacob Burkhardt e A cultura popular na Idade Média e Renascimento: o contexto de François Rabelais, de Mikhail Bakhtin. O segundo capítulo verifica qual o enfoque dado ao tema Renascimento pelo material didático e como o livro paradidático vem servindo de suporte e preenchendo as lacunas do livro didático. |
Notas: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
Palavras-chave: | Renascimento Ensino de História Livro didático Brasil Hoje |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CRUZ, Cláudia Helena da. Repensando o tema do Renascimento: reflexões sobre o ensino de História. 1999. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20516 |
Data de defesa: | 1999 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RepensandoTemaRenascimento.pdf | TCC | 15.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.