Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20516
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Repensando o tema do Renascimento: reflexões sobre o ensino de História
Author: Cruz, Cláudia Helena da
First Advisor: Ramos, Rosangela Patriota
First member of the Committee: Ramos, Alcides Freire
Second member of the Committee: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Summary: Esta monografia tem como objetivo tecer algumas considerações sobre o tratamento dado ao tema Renascimento no ensino fundamental e médio por meio do material didático, tido hoje como um importante instrumento no processo ensino-aprendizagem realizado no âmbito da escola. Após se debruçar sobre o material que vem sendo utilizado por professores e alunos na prática constante da sala de aula, a autora se direciona para as mais recentes propostas educacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior (PAIES), nome dado ao processo seletivo da Universidade Federal de Uberlândia. São propostas ainda em fase de implementação, mas que fazem referência ao tema do Renascimento em seus conteúdos. Para além disso, tece alguns comentários a respeito do critério de avaliação do Guia Nacional do Livro Didático de História, que se tornou um instrumento de auxilio ao professor no momento de escolher o seu material de trabalho. O texto monográfico se divide em dois capítulos. O primeiro trata da historiografia sobre o Renascimento e é construído com base em alguns autores e obras, como os clássicos sobre a Renascença, a exemplo de A cultura do Renascimento na Itália, de Jacob Burkhardt e A cultura popular na Idade Média e Renascimento: o contexto de François Rabelais, de Mikhail Bakhtin. O segundo capítulo verifica qual o enfoque dado ao tema Renascimento pelo material didático e como o livro paradidático vem servindo de suporte e preenchendo as lacunas do livro didático.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Renascimento
Ensino de História
Livro didático
Brasil
Hoje
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CRUZ, Cláudia Helena da. Repensando o tema do Renascimento: reflexões sobre o ensino de História. 1999. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20516
Date of defense: 1999
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RepensandoTemaRenascimento.pdfTCC15.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.