Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20516
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Cláudia Helena da | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-31T11:28:24Z | - |
dc.date.available | 2018-01-31T11:28:24Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Cláudia Helena da. Repensando o tema do Renascimento: reflexões sobre o ensino de História. 1999. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20516 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Renascimento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Hoje | pt_BR |
dc.title | Repensando o tema do Renascimento: reflexões sobre o ensino de História | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Aguinaldo Rodrigues | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo tecer algumas considerações sobre o tratamento dado ao tema Renascimento no ensino fundamental e médio por meio do material didático, tido hoje como um importante instrumento no processo ensino-aprendizagem realizado no âmbito da escola. Após se debruçar sobre o material que vem sendo utilizado por professores e alunos na prática constante da sala de aula, a autora se direciona para as mais recentes propostas educacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior (PAIES), nome dado ao processo seletivo da Universidade Federal de Uberlândia. São propostas ainda em fase de implementação, mas que fazem referência ao tema do Renascimento em seus conteúdos. Para além disso, tece alguns comentários a respeito do critério de avaliação do Guia Nacional do Livro Didático de História, que se tornou um instrumento de auxilio ao professor no momento de escolher o seu material de trabalho. O texto monográfico se divide em dois capítulos. O primeiro trata da historiografia sobre o Renascimento e é construído com base em alguns autores e obras, como os clássicos sobre a Renascença, a exemplo de A cultura do Renascimento na Itália, de Jacob Burkhardt e A cultura popular na Idade Média e Renascimento: o contexto de François Rabelais, de Mikhail Bakhtin. O segundo capítulo verifica qual o enfoque dado ao tema Renascimento pelo material didático e como o livro paradidático vem servindo de suporte e preenchendo as lacunas do livro didático. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 93 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RepensandoTemaRenascimento.pdf | TCC | 15.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.