Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia |
| Author: | Dias, Jéssica Aparecida |
| First Advisor: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
| First member of the Committee: | Valente, Lúcia de Fátima |
| Second member of the Committee: | Oliveira, Lúcia Helena M de M. |
| Summary: | O presente trabalho tem como temática as Políticas Públicas de Inclusão Educacional, de acordo com as percepções dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência na Educação Superior e busca responder a seguinte problemática: Como tem se constituído as políticas de inclusão na Educação Superior, considerando-se as vivências dos/das estudantes com deficiência da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia – Facip/UFU? A pesquisa desenvolveu-se na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia (Facip/UFU), situada na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. Tal discussão se justifica pela necessidade de uma sociedade inclusiva, a qual valorize as diferenças e a diversidade existente no contexto social, uma vez que todas as pessoas têm o direito de atingir os níveis mais elevados do ensino, pois, segundo a Constituição de 1988, a educação é um direito de todos. Para a realização desta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica para o aprofundamento teórico sobre a temática e, posteriormente, uma pesquisa de campo. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com 19 perguntas, divididas em três blocos: Perfil, Trajetória Escolar e Inclusão na Educação Superior, realizada com 05 (cinco) estudantes. Para a construção do referencial teórico, foram utilizadas pesquisas produzidas pelos/as autores/as Bueno (1999; 2001), Lanna Júnior (2010), Mantoan (2003; 2007; 2008), Mendes (1999; 2003; 2006), Silva (2016), Souza (2010), dentre outros, bem como documentos legais referentes ao direito a educação e a inclusão educacional. Os resultados desta pesquisa possibilitam-nos refletir que a Facip/UFU, precisa instituir estratégias políticas e pedagógicas para que a inclusão dos/das estudantes com deficiência se efetive. A instituição apresenta, de forma geral, um elevado número de barreiras atitudinais, físicas, comunicacionais e principalmente pedagógicas, o que impossibilita a estes/as estudantes o direito à educação de qualidade. |
| Keywords: | Inclusão Educacional Educação Inclusiva Educação Superior |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | DIAS, Jéssica Aparecida. Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342 |
| Date of defense: | 21-Dec-2017 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PoliticasPublicasInclusao.pdf | TCC | 937.01 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
