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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Dias, Jéssica Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T12:50:26Z | - |
dc.date.available | 2018-01-24T12:50:26Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-21 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Jéssica Aparecida. Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia. 2017. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20342 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de inclusão educacional: percepção dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência em um campus avançado da Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valente, Lúcia de Fátima | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2438844988464644 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Lúcia Helena M de M. | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0855923237846079 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3668612093423346 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como temática as Políticas Públicas de Inclusão Educacional, de acordo com as percepções dos/das estudantes com deficiência em relação ao acesso/permanência na Educação Superior e busca responder a seguinte problemática: Como tem se constituído as políticas de inclusão na Educação Superior, considerando-se as vivências dos/das estudantes com deficiência da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia – Facip/UFU? A pesquisa desenvolveu-se na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia (Facip/UFU), situada na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. Tal discussão se justifica pela necessidade de uma sociedade inclusiva, a qual valorize as diferenças e a diversidade existente no contexto social, uma vez que todas as pessoas têm o direito de atingir os níveis mais elevados do ensino, pois, segundo a Constituição de 1988, a educação é um direito de todos. Para a realização desta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica para o aprofundamento teórico sobre a temática e, posteriormente, uma pesquisa de campo. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com 19 perguntas, divididas em três blocos: Perfil, Trajetória Escolar e Inclusão na Educação Superior, realizada com 05 (cinco) estudantes. Para a construção do referencial teórico, foram utilizadas pesquisas produzidas pelos/as autores/as Bueno (1999; 2001), Lanna Júnior (2010), Mantoan (2003; 2007; 2008), Mendes (1999; 2003; 2006), Silva (2016), Souza (2010), dentre outros, bem como documentos legais referentes ao direito a educação e a inclusão educacional. Os resultados desta pesquisa possibilitam-nos refletir que a Facip/UFU, precisa instituir estratégias políticas e pedagógicas para que a inclusão dos/das estudantes com deficiência se efetive. A instituição apresenta, de forma geral, um elevado número de barreiras atitudinais, físicas, comunicacionais e principalmente pedagógicas, o que impossibilita a estes/as estudantes o direito à educação de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 88 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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File | Description | Size | Format | |
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PoliticasPublicasInclusao.pdf | TCC | 937.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
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