Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20176
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Contribuições da disciplina de metodologia do ensino da contabilidade na formação docente: um estudo com pós-graduandos em Ciências Contábeis de uma instituição pública federal
Autor(es): Silva, Cris Ferreira da
Primeiro orientador: Leal, Edvalda Araújo
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a contribuição da disciplina de Metodologia do Ensino da Contabilidade, ministrada no curso de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis para a formação docente. A pesquisa foi realizada com os alunos de uma instituição localizada em Minas Gerais. A população do estudo foram os 48 alunos que cursaram a disciplina, e a amostra abarcou 27 alunos que participaram da entrevista narrativa. A pesquisa é descritiva e a abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que a disciplina de Metodologia do Ensino da Contabilidade contribui para a formação docente dos alunos que estão iniciando a carreira, propicia conhecer conteúdos relevantes referentes à didática e apresenta diferentes metodologias de ensino que podem ser aplicadas em sala de aula. Para aqueles que já atuam na docência, a disciplina promove uma reflexão sobre métodos de ensino e o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas pelos mesmos no ambiente educacional. Percebe-se que a formação docente exige o aprimoramento contínuo das estratégias de ensino e discussões sobre os temas que envolvem o planejamento pedagógico, como o currículo e processo de avaliação.
Palavras-chave: Ciências Contábeis.
Accounting Sciences.
Formação docente.
Teacher Education.
Pós graduação.
Graduate studies.
Metodologia de ensino aplicada na contabilidade.
Teaching methodology applied in accounting.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Cris Ferreira da. Contribuições da disciplina de metodologia do ensino da contabilidade na formação docente: um estudo com pós-graduandos em Ciências Contábeis de uma instituição pública federal. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20176
Data de defesa: 8-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContribuicoesDisciplinaMetodologia.pdf793.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.