Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20176
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Contribuições da disciplina de metodologia do ensino da contabilidade na formação docente: um estudo com pós-graduandos em Ciências Contábeis de uma instituição pública federal |
Autor: | Silva, Cris Ferreira da |
Primer orientador: | Leal, Edvalda Araújo |
Resumen: | O presente estudo tem como objetivo investigar a contribuição da disciplina de Metodologia do Ensino da Contabilidade, ministrada no curso de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis para a formação docente. A pesquisa foi realizada com os alunos de uma instituição localizada em Minas Gerais. A população do estudo foram os 48 alunos que cursaram a disciplina, e a amostra abarcou 27 alunos que participaram da entrevista narrativa. A pesquisa é descritiva e a abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que a disciplina de Metodologia do Ensino da Contabilidade contribui para a formação docente dos alunos que estão iniciando a carreira, propicia conhecer conteúdos relevantes referentes à didática e apresenta diferentes metodologias de ensino que podem ser aplicadas em sala de aula. Para aqueles que já atuam na docência, a disciplina promove uma reflexão sobre métodos de ensino e o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas pelos mesmos no ambiente educacional. Percebe-se que a formação docente exige o aprimoramento contínuo das estratégias de ensino e discussões sobre os temas que envolvem o planejamento pedagógico, como o currículo e processo de avaliação. |
Palabras clave: | Ciências Contábeis. Accounting Sciences. Formação docente. Teacher Education. Pós graduação. Graduate studies. Metodologia de ensino aplicada na contabilidade. Teaching methodology applied in accounting. |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SILVA, Cris Ferreira da. Contribuições da disciplina de metodologia do ensino da contabilidade na formação docente: um estudo com pós-graduandos em Ciências Contábeis de uma instituição pública federal. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20176 |
Fecha de defensa: | 8-nov-2017 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ContribuicoesDisciplinaMetodologia.pdf | 793.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.