Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20175
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Padrão de Especialização no Comércio Internacional do Setor Cervejeiro Brasileiro nos Anos 2000
Autor(es): Pereira, Gabriela Diniz
Primeiro orientador: Veríssimo, Michele Polline
Primeiro membro da banca: Perosa, Bruno Benzaquen
Segundo membro da banca: Saiani, Carlos César Santejo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar se houve no Brasil uma especialização do comércio internacional de cervejas nos anos 2000. Para isso, no primeiro momento foi realizada uma revisão das principais teorias de comércio internacional. Em seguida, foi analisado o setor cervejeiro no país e no mundo. Foram coletados dados de produção, vendas, consumo, comércio internacional e indicadores de mercado das principais empresas nacionais. Para o setor cervejeiro mundial foram analisados os países que mais produzem, os que têm maior consumo total, o maior consumo per capita e as companhias mais produtoras. Por fim, foram calculados os indicadores do padrão de especialização do comércio internacional, comparando os resultados brasileiros com os países que mais exportam, sendo eles, México, Bélgica, Holanda e Alemanha. Com isso, foi possível concluir que, apesar do país ter sofrido alguma especialização no comércio do produto nos últimos anos por meio dos índices VCR, ICII e Market Share das exportações, seus resultados ainda se encontram bem abaixo dos maiores exportadores, principalmente do México, o primeiro colocado do ranking e que possui uma cerveja mais parecida com a que é produzida no Brasil. Contudo, tendo em vista a quantidade produzida nacionalmente e o tipo de cerveja produzido no país, e o desempenho dos indicadores ao longo dos últimos anos, acredita-se que o setor tem margem para melhorar os resultados comerciais nos próximos períodos.
Palavras-chave: Cerveja
Indicadores de Especialização
Comércio Internacional
Brasil.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Gabriela Diniz. Padrão de especialização no comércio internacional do setor cervejeiro brasileiro nos anos 2000. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20175
Data de defesa: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PadrãoEspecializaçãoComércio.pdf978.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.