Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Gabriela Diniz-
dc.date.accessioned2018-01-12T16:25:42Z-
dc.date.available2018-01-12T16:25:42Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationPEREIRA, Gabriela Diniz. Padrão de especialização no comércio internacional do setor cervejeiro brasileiro nos anos 2000. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20175-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCervejapt_BR
dc.subjectIndicadores de Especializaçãopt_BR
dc.subjectComércio Internacionalpt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.titlePadrão de Especialização no Comércio Internacional do Setor Cervejeiro Brasileiro nos Anos 2000pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Veríssimo, Michele Polline-
dc.contributor.referee1Perosa, Bruno Benzaquen-
dc.contributor.referee2Saiani, Carlos César Santejo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar se houve no Brasil uma especialização do comércio internacional de cervejas nos anos 2000. Para isso, no primeiro momento foi realizada uma revisão das principais teorias de comércio internacional. Em seguida, foi analisado o setor cervejeiro no país e no mundo. Foram coletados dados de produção, vendas, consumo, comércio internacional e indicadores de mercado das principais empresas nacionais. Para o setor cervejeiro mundial foram analisados os países que mais produzem, os que têm maior consumo total, o maior consumo per capita e as companhias mais produtoras. Por fim, foram calculados os indicadores do padrão de especialização do comércio internacional, comparando os resultados brasileiros com os países que mais exportam, sendo eles, México, Bélgica, Holanda e Alemanha. Com isso, foi possível concluir que, apesar do país ter sofrido alguma especialização no comércio do produto nos últimos anos por meio dos índices VCR, ICII e Market Share das exportações, seus resultados ainda se encontram bem abaixo dos maiores exportadores, principalmente do México, o primeiro colocado do ranking e que possui uma cerveja mais parecida com a que é produzida no Brasil. Contudo, tendo em vista a quantidade produzida nacionalmente e o tipo de cerveja produzido no país, e o desempenho dos indicadores ao longo dos últimos anos, acredita-se que o setor tem margem para melhorar os resultados comerciais nos próximos períodos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PadrãoEspecializaçãoComércio.pdf978.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.