Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20175
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Padrão de Especialização no Comércio Internacional do Setor Cervejeiro Brasileiro nos Anos 2000
Autor: Pereira, Gabriela Diniz
Primer orientador: Veríssimo, Michele Polline
Primer miembro de la banca: Perosa, Bruno Benzaquen
Segundo miembro de la banca: Saiani, Carlos César Santejo
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo investigar se houve no Brasil uma especialização do comércio internacional de cervejas nos anos 2000. Para isso, no primeiro momento foi realizada uma revisão das principais teorias de comércio internacional. Em seguida, foi analisado o setor cervejeiro no país e no mundo. Foram coletados dados de produção, vendas, consumo, comércio internacional e indicadores de mercado das principais empresas nacionais. Para o setor cervejeiro mundial foram analisados os países que mais produzem, os que têm maior consumo total, o maior consumo per capita e as companhias mais produtoras. Por fim, foram calculados os indicadores do padrão de especialização do comércio internacional, comparando os resultados brasileiros com os países que mais exportam, sendo eles, México, Bélgica, Holanda e Alemanha. Com isso, foi possível concluir que, apesar do país ter sofrido alguma especialização no comércio do produto nos últimos anos por meio dos índices VCR, ICII e Market Share das exportações, seus resultados ainda se encontram bem abaixo dos maiores exportadores, principalmente do México, o primeiro colocado do ranking e que possui uma cerveja mais parecida com a que é produzida no Brasil. Contudo, tendo em vista a quantidade produzida nacionalmente e o tipo de cerveja produzido no país, e o desempenho dos indicadores ao longo dos últimos anos, acredita-se que o setor tem margem para melhorar os resultados comerciais nos próximos períodos.
Palabras clave: Cerveja
Indicadores de Especialização
Comércio Internacional
Brasil.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PEREIRA, Gabriela Diniz. Padrão de especialização no comércio internacional do setor cervejeiro brasileiro nos anos 2000. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20175
Fecha de defensa: 14-dic-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PadrãoEspecializaçãoComércio.pdf978.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.