Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20114
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A utilização de jogos e mangás no ensino de História
Author: Silva, Pedro Adriano Clemente da
First Advisor: Morais, Sérgio Paulo
First member of the Committee: Martins, Cinthia Cristina de Oliveira
Second member of the Committee: Fávero, Douglas Gonsalves
Summary: O presente trabalho apresenta questionamentos e resultados a partir da utilização de jogos de vídeo game e mangás em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, entre os anos de 2014 a 2016. Teve como objetivo principal investigar a relação existente entre os jogos de vídeo games e mangás e a sua utilização como ferramenta para contribuir com o aprendizado de história em sala de aula. Detive-me a analisar as ligações que esses alunos fariam com a matéria e com o que foi mostrado a eles em vídeos e mangás. Em algumas salas primeiro era apresentado o material antes de mostrar a matéria estudada, foi pedido aos alunos que falassem sobre o que tinham acabado de ver ou ler e se teriam uma ideia do conteúdo que iria ser apresentado a eles. Em outras salas o material foi utilizado após o término do conteúdo, ao final o aluno teria que fazer uma ligação entre o conteúdo e o porquê da utilização de material. Um grande problema que pude notar em sala de aula é a falta do raciocínio do aluno, a preguiça de pensar em algo que não está sendo mostrado nitidamente para ele. Assim, todo esse trabalho tem como intenção fazer com que esses alunos não achem o conteúdo de história desinteressante, saibam de sua importância e, principalmente, fazer com que tenham a possibilidade e a capacidade de formar um senso crítico.
Keywords: Ensino de História
Vídeogame
Mangás
Meios midiáticos
Produção discente
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Pedro Adriano Clemente da. A utilização de jogos e mangás no ensino de História. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20114
Date of defense: 2016
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UtilizacaoJogosMangas.pdfTCC2.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.