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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A utilização de jogos e mangás no ensino de História
Autor(es): Silva, Pedro Adriano Clemente da
Primeiro orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: Martins, Cinthia Cristina de Oliveira
Segundo membro da banca: Fávero, Douglas Gonsalves
Resumo: O presente trabalho apresenta questionamentos e resultados a partir da utilização de jogos de vídeo game e mangás em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, entre os anos de 2014 a 2016. Teve como objetivo principal investigar a relação existente entre os jogos de vídeo games e mangás e a sua utilização como ferramenta para contribuir com o aprendizado de história em sala de aula. Detive-me a analisar as ligações que esses alunos fariam com a matéria e com o que foi mostrado a eles em vídeos e mangás. Em algumas salas primeiro era apresentado o material antes de mostrar a matéria estudada, foi pedido aos alunos que falassem sobre o que tinham acabado de ver ou ler e se teriam uma ideia do conteúdo que iria ser apresentado a eles. Em outras salas o material foi utilizado após o término do conteúdo, ao final o aluno teria que fazer uma ligação entre o conteúdo e o porquê da utilização de material. Um grande problema que pude notar em sala de aula é a falta do raciocínio do aluno, a preguiça de pensar em algo que não está sendo mostrado nitidamente para ele. Assim, todo esse trabalho tem como intenção fazer com que esses alunos não achem o conteúdo de história desinteressante, saibam de sua importância e, principalmente, fazer com que tenham a possibilidade e a capacidade de formar um senso crítico.
Palavras-chave: Ensino de História
Vídeogame
Mangás
Meios midiáticos
Produção discente
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Pedro Adriano Clemente da. A utilização de jogos e mangás no ensino de História. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20114
Data de defesa: 2016
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