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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20114
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A utilização de jogos e mangás no ensino de História |
Autor(es): | Silva, Pedro Adriano Clemente da |
Primeiro orientador: | Morais, Sérgio Paulo |
Primeiro membro da banca: | Martins, Cinthia Cristina de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Fávero, Douglas Gonsalves |
Resumo: | O presente trabalho apresenta questionamentos e resultados a partir da utilização de jogos de vídeo game e mangás em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, entre os anos de 2014 a 2016. Teve como objetivo principal investigar a relação existente entre os jogos de vídeo games e mangás e a sua utilização como ferramenta para contribuir com o aprendizado de história em sala de aula. Detive-me a analisar as ligações que esses alunos fariam com a matéria e com o que foi mostrado a eles em vídeos e mangás. Em algumas salas primeiro era apresentado o material antes de mostrar a matéria estudada, foi pedido aos alunos que falassem sobre o que tinham acabado de ver ou ler e se teriam uma ideia do conteúdo que iria ser apresentado a eles. Em outras salas o material foi utilizado após o término do conteúdo, ao final o aluno teria que fazer uma ligação entre o conteúdo e o porquê da utilização de material. Um grande problema que pude notar em sala de aula é a falta do raciocínio do aluno, a preguiça de pensar em algo que não está sendo mostrado nitidamente para ele. Assim, todo esse trabalho tem como intenção fazer com que esses alunos não achem o conteúdo de história desinteressante, saibam de sua importância e, principalmente, fazer com que tenham a possibilidade e a capacidade de formar um senso crítico. |
Palavras-chave: | Ensino de História Vídeogame Mangás Meios midiáticos Produção discente |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Pedro Adriano Clemente da. A utilização de jogos e mangás no ensino de História. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20114 |
Data de defesa: | 2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
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