Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20060
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Entre o rosto e o retrato: uma análise da trajetória do ensino obrigatório no Brasil, do Império à Redemocratização |
Autor(es): | Santos, Marco Felipe dos |
Primeiro orientador: | Mahl, Marcelo Lapuente |
Primeiro membro da banca: | Noronha, Gilberto Cézar de |
Segundo membro da banca: | Benedetti, Pedro |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o ensino público através da maneira como ele foi e está inserido na sociedade brasileira. Examinando a contrapelo os regimes pelo qual nosso país passou, é possível perceber que em cada mudança da forma de governo, houve uma reforma educacional. Do Império para a República, da República Velha para o Estado Novo, de João Goulart ao Regime Militar; todas estas passagens promoveram mudanças no sistema educacional. Desta forma, não seria exagero presumir que o processo de legitimação de um determinado regime passa por uma ressignificação da escola pública. Para a realização da pesquisa o autor analisou a legislação educacional, dados de avaliações externas como Prova Brasil e ENEM e de artigos de periódicos e observações durante estágio supervisionado e PIBID em duas escolas públicas de Uberlândia, cotejando as fontes supracitadas com a bibliografia referente ao tema. O texto monográfico se divide em dois capítulos: o primeiro apresenta um histórico do sistema educacional brasileiro. O segundo capítulo exibe um retrato da atual situação da educação pública no Brasil. |
Notas: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
Palavras-chave: | Ensino obrigatório Império à Redemocratização Sociedade Brasileira História |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Marco Felipe dos. Entre o rosto e o retrato: uma análise da trajetória do ensino obrigatório no Brasil, do Império à Redemocratização. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20060 |
Data de defesa: | 2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RostoRetratoAnalise.pdf | TCC | 465.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.