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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Entre o rosto e o retrato: uma análise da trajetória do ensino obrigatório no Brasil, do Império à Redemocratização
Author: Santos, Marco Felipe dos
First Advisor: Mahl, Marcelo Lapuente
First member of the Committee: Noronha, Gilberto Cézar de
Second member of the Committee: Benedetti, Pedro
Summary: O objetivo deste trabalho é analisar o ensino público através da maneira como ele foi e está inserido na sociedade brasileira. Examinando a contrapelo os regimes pelo qual nosso país passou, é possível perceber que em cada mudança da forma de governo, houve uma reforma educacional. Do Império para a República, da República Velha para o Estado Novo, de João Goulart ao Regime Militar; todas estas passagens promoveram mudanças no sistema educacional. Desta forma, não seria exagero presumir que o processo de legitimação de um determinado regime passa por uma ressignificação da escola pública. Para a realização da pesquisa o autor analisou a legislação educacional, dados de avaliações externas como Prova Brasil e ENEM e de artigos de periódicos e observações durante estágio supervisionado e PIBID em duas escolas públicas de Uberlândia, cotejando as fontes supracitadas com a bibliografia referente ao tema. O texto monográfico se divide em dois capítulos: o primeiro apresenta um histórico do sistema educacional brasileiro. O segundo capítulo exibe um retrato da atual situação da educação pública no Brasil.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Ensino obrigatório
Império à Redemocratização
Sociedade Brasileira
História
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Marco Felipe dos. Entre o rosto e o retrato: uma análise da trajetória do ensino obrigatório no Brasil, do Império à Redemocratização. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20060
Date of defense: 2017
Appears in Collections:TCC - História

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