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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20060Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Marco Felipe dos | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-26T16:14:15Z | - |
| dc.date.available | 2017-12-26T16:14:15Z | - |
| dc.date.issued | 2017 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Marco Felipe dos. Entre o rosto e o retrato: uma análise da trajetória do ensino obrigatório no Brasil, do Império à Redemocratização. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20060 | - |
| dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino obrigatório | pt_BR |
| dc.subject | Império à Redemocratização | pt_BR |
| dc.subject | Sociedade Brasileira | pt_BR |
| dc.subject | História | pt_BR |
| dc.title | Entre o rosto e o retrato: uma análise da trajetória do ensino obrigatório no Brasil, do Império à Redemocratização | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mahl, Marcelo Lapuente | - |
| dc.contributor.referee1 | Noronha, Gilberto Cézar de | - |
| dc.contributor.referee2 | Benedetti, Pedro | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar o ensino público através da maneira como ele foi e está inserido na sociedade brasileira. Examinando a contrapelo os regimes pelo qual nosso país passou, é possível perceber que em cada mudança da forma de governo, houve uma reforma educacional. Do Império para a República, da República Velha para o Estado Novo, de João Goulart ao Regime Militar; todas estas passagens promoveram mudanças no sistema educacional. Desta forma, não seria exagero presumir que o processo de legitimação de um determinado regime passa por uma ressignificação da escola pública. Para a realização da pesquisa o autor analisou a legislação educacional, dados de avaliações externas como Prova Brasil e ENEM e de artigos de periódicos e observações durante estágio supervisionado e PIBID em duas escolas públicas de Uberlândia, cotejando as fontes supracitadas com a bibliografia referente ao tema. O texto monográfico se divide em dois capítulos: o primeiro apresenta um histórico do sistema educacional brasileiro. O segundo capítulo exibe um retrato da atual situação da educação pública no Brasil. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 45 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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