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dc.creatorSantos, Marco Felipe dos-
dc.date.accessioned2017-12-26T16:14:15Z-
dc.date.available2017-12-26T16:14:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Marco Felipe dos. Entre o rosto e o retrato: uma análise da trajetória do ensino obrigatório no Brasil, do Império à Redemocratização. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20060-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino obrigatóriopt_BR
dc.subjectImpério à Redemocratizaçãopt_BR
dc.subjectSociedade Brasileirapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleEntre o rosto e o retrato: uma análise da trajetória do ensino obrigatório no Brasil, do Império à Redemocratizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mahl, Marcelo Lapuente-
dc.contributor.referee1Noronha, Gilberto Cézar de-
dc.contributor.referee2Benedetti, Pedro-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar o ensino público através da maneira como ele foi e está inserido na sociedade brasileira. Examinando a contrapelo os regimes pelo qual nosso país passou, é possível perceber que em cada mudança da forma de governo, houve uma reforma educacional. Do Império para a República, da República Velha para o Estado Novo, de João Goulart ao Regime Militar; todas estas passagens promoveram mudanças no sistema educacional. Desta forma, não seria exagero presumir que o processo de legitimação de um determinado regime passa por uma ressignificação da escola pública. Para a realização da pesquisa o autor analisou a legislação educacional, dados de avaliações externas como Prova Brasil e ENEM e de artigos de periódicos e observações durante estágio supervisionado e PIBID em duas escolas públicas de Uberlândia, cotejando as fontes supracitadas com a bibliografia referente ao tema. O texto monográfico se divide em dois capítulos: o primeiro apresenta um histórico do sistema educacional brasileiro. O segundo capítulo exibe um retrato da atual situação da educação pública no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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