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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20040| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | As políticas educativas brasileiras e a possibilidade de uma escola autônoma: a necessidade da valorização da “experiência” e do “sujeito” |
| Autor(es): | Britto, Ester Castelar |
| Primeiro orientador: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
| Primeiro membro da banca: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
| Segundo membro da banca: | Miranda, Hugo Mendes |
| Resumo: | A monografia que aqui se apresenta surgiu a partir de indagações acerca da estrutura burocrática escolar e suas reais possibilidades para promover a autonomia escolar. Os questionamentos se fizeram através do contato direto com o ambiente escolar, enquanto educanda e enquanto educadora, de modo a refletir a experiência integral de um sujeito educador. Busca-se compreender na estrutura organizacional do sistema de ensino brasileiro o sentido em que se propõe a autonomia escolar pelas suas possibilidades. Considera-se como conceito de prática educativa uma perspectiva interdisciplinar e tridimensional (teórica, concreta e transcendente). Através dos processos que constituíram a legislação educacional brasileira, suas contradições e conflitos, busca-se compreender quais interesses permaneceram dominantes frente à institucionalização euniversalização da escola. Juntamente, perceber as contribuições das experiências travadas no ambiente escolar de modo a identificar no movimento cotidiano as multiplicidades que implicam na constituição do sujeito social. |
| Palavras-chave: | História Social Políticas educativas Autonomia escolar Experiência |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | BRITTO, Ester Castelar. As políticas educativas brasileiras e a possibilidade de uma escola autônoma: a necessidade da valorização da “experiência” e do “sujeito”. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20040 |
| Data de defesa: | 2016 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PoliticasEducativasBrasileiras.pdf | TCC | 472.5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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